Mainnav

Fapes reduz meta atuarial em 0,43% ponto percentual

A Fapes, fundo de pensão dos empregados do BNDES, reduziu a meta atuarial do seu Plano Básico de Benefícios (PBB), que passa de Reajuste Salarial + 5,25% para Reajuste Salarial + 4,82%. A redução, de 0,43 ponto percentual, visa adequar o passivo do plano à situação atual da economia brasileira, cujas taxas de juros são as mais baixas registradas historicamente, informa nota da entidade.
“Com a redução, temos uma taxa mais aderente à realidade do mercado de investimentos”, explica o diretor de investimentos da Fapes, André Loureiro. Segundo a fundação, a redução da meta atuarial abre espaço também para a redução das taxas de juros dos empréstimos e financiamentos concedidos aos participantes e assistidos. As novas taxas de juros dos empréstimos e financiamentos ainda estão sendo estudadas.

Metodologias - A Fapes utilizou duas metodologias inéditas para chegar ao índice, baseadas ambas na Estrutura a Termo de Taxa de Juros (ETTJ) aplicada em dois cenários: a) ETTJ dos títulos públicos (NTN-Bs) para os fluxos nos primeiros 20 anos e a aplicação de média móvel de quatro anos da ETTJ para o restante do fluxo; b) ETTJ mais um prêmio de risco com função decrescente, considerando que uma taxa de juros mais baixa leva a buscar mais risco e, ao contrário, juros mais altos reduzem o apetite ao risco.
Segundo a fundação, na prática essas metodologias diminuem o intervalo de confiança estabelecido pela Previc para a definição da meta atuarial, que para este ano estaria entre 3,77% e 5,79%.