Mainnav

Carteira da Funcef rende 4,62% no acumulado de nove meses

O retorno da carteira de investimentos da Funcef, com um total de R$ 73,9 bilhões, apresentou retorno de 4,62% no acumulado do ano, até setembro. O resultado ficou abaixo da meta atuarial, que é de 5,47%. Segundo nota divulgada pela fundação, o resultado ficou 27% abaixo do registrado no mesmo período de 2019.
O principal culpado pelo mau resultado do período foi o segmento de renda variável, diz o comunicado da entidade. Segundo o texto, enquanto nos primeiros nove meses do ano passado a fundação obteve 22% de retorno com sua carteira de ações negociadas em Bolsa, neste ano, no mesmo período, “o iBRx-100, índice de referência desta classe de investimentos, apresentou desempenho negativo de 17,42%â€.
Ajudaram a evitar resultados piores no período tanto o Fundo Carteira Ativa II, pelo qual a fundação investe indiretamente na Vale, com valorização de 28% ao fim do terceiro trimestre, quanto a carteira de renda fixa, que rendeu 6,65% no período (acima da meta). Isso se explica por investimentos feitos em títulos públicos no passado, que são carregados a vencimento (a chamada marcação na curva).
Com boa parte dos seus recursos aplicados no fundo Carteira Ativa II, os planos maduros da Funcef têm atravessado a crise sem exigência de equacionamento. O REG/Replan Saldado teve resultado positivo de 7,17% no período, acima da meta, e a modalidade Não Saldada de 4,59%, um pouco abaixo da meta.
Novo Plano CD e REB CD, os planos mais jovens e com maior apetite ao risco, ainda sofrem os efeitos do ano ruim, com retornos de -1,52% e -2,10%, respectivamente, no acumulado do ano até o terceiro trimestre.