Mainnav

Previc aprova migração do Anaparprev da Petros para a Viva

A Previc aprovou a transferência do plano AnaparPrev, instituido pela associação que representa participantes de fundos de pensão, a Anapar, da Fundação Petros para a Viva Previdência. O plano agrega perto de R$ 550 milhões ao patrimônio da Viva, que com esse acréscimo passa a somar pouco mais de R$ 3 bilhões.
O processo de negociação com a Viva começou em março passado, tendo sido aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fundação Petros em 25 de agosto. Mas nos últimos tempos a relação entre a Petros e a Anapar azedaram, com a Petros comunicando aos participantes do AnaparPrev a existência de eventuais dívidas de custeio administrativo. A Anapar revidou em nota na qual diz que “o débito administrativo a que a Petros se refere será questionado (pois) não há comprovação dos valores e a memória de cálculo, se é que existe, nunca foi apresentada pela Petros à Anapar”. A nota da Anapar prossegue dizendo que a migração foi feita por “questões relacionadas à taxa de administração do plano e à rentabilidade”.
O Anaparprev possui quase 3 mil participantes, sendo 79% contribuintes ativos e 21% assistidos em recebimento de benefício. Comunicado da Viva diz que “com a transferência, o plano passa a compor o portfólio de planos administrados pela Viva, com total responsabilidade sobre todos os processos de tratamento e manutenção de cadastro, arrecadação e pagamento de benefícios e pela gestão de investimentos”.