Mainnav

Vivest cresce 1,88% em outubro e eleva para 9,69% o ganho acumulado no ano

A Vivest, nova denominação da Fundação Cesp (Funcesp), registrou rentabilidade de 1,88% em outubro. Foi o sétimo resultado positivo consecutivo alcançado pela entidade, que registra desde abril uma valorização de 15,10% em sua carteira de investimentos. No acumulado do ano, o retorno já soma 9,69%.
Os investimentos em renda variável foram o grande destaque no mês, com alta de 1,37%, mesmo diante da retração de 0,69% do Ibovespa no período. “Apesar de a bolsa de valores ter registrado queda, dois dos nossos fundos de renda variável tiveram rentabilidade positiva: o Pirineus, com 1,10%, e o Dividendos, com 1,75%. Além disso, nossa carteira fundamentalista – definida com base em análises sobre cada companhia listada – teve uma leve queda, de 0,5%, performance ainda superior à do Ibovespaâ€, explica o diretor de investimentos e patrimônio Jorge Simino Junior.
As aplicações em multimercados estruturados tiveram rendimento de 0,30%, diante de 0,16% registrado pelo CDI. Já os investimentos no exterior registraram queda de 0,39% porque, apesar de o dólar ter subido 2,13%, as bolsas no exterior fecharam o período em queda: o S&P 500, principal índice da bolsa de valores dos Estados Unidos, caiu 2,8% em outubro.
Simino acredita que o mercado financeiro nacional deve seguir em estabilidade em novembro. “Como o Congresso está muito envolvido com o processo eleitoral, este é um mês com baixa probabilidade de avanço na aprovação de reformas ou questões mais significativas. Sendo assim, o mercado não deve reagir a fatores políticos domésticos e deve continuar refletindo a percepção de melhora do cenário externo com o resultado das eleições nos Estados Unidosâ€, considera o executivo.