A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, divulgou em seu site nota de apoio à decisão da Magazine Luiza de abrir seu programa de trainee de 2021 exclusivamente para negros. A rede varejista anunciou na sexta-feira passada (18/09) que seu programa de trainee do próximo ano só aceitará candidatos negros, como forma de tentar equilibrar o percentual de pessoas negras e branca em seus postos de comando.
A empresa informou que seu quadro de funcionários tem 53% de pretos e pardos, mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança. A decisão foi de Frederico Trajano, CEO da empresa e filho de Luiza Helena Trajano, que preside o conselho de administração. A empresária apoiou totalmente a decisão do filho e diz que já esperava as crÃticas recebidas, referindo-se à manifestação da juÃza do Trabalho Ana Luiza Fischer Teixeira de Souza Mendonça, que afirmou no Twitter que o programa era inadmissÃvel e ilegal. Luiza Trajano afirma que o programa tem respaldo legal e que a empresa não voltará atrás.
O fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil publicou nota de apoio, afirmando que “essa iniciativa está em linha com as melhores práticas de responsabilidade social. Apoiando a diversidade e contribuindo para o combate à desigualdade de oportunidades e renda no paÃs, a Magazine Luiza reforça sua posição de liderança, além de colher os benefÃcios que essa decisão traz para seu crescimento em um mercado cada vez mais pluralâ€.