Os planos empresariais da Brasilprev cresceram 17,7% em arrecadação em 2016, atingindo R$ 8,4 bilhões. O segmento inclui planos de pequenas, médias e grandes empresas, além de convênios de classe. No total, a arrecadação de todos os planos da companhia foi de R$ 47,6 bilhões, 28,1% a mais que o registrado em 2015, e a companhia encerrou o ano com R! 199,1 bilhões em ativos sob gestão, volume que já foi superado em janeiro, quando chegou à marca de R$ 200 bilhões. Entre os produtos, o Vida Gerador de BenefÃcio Livre (VGBL) foi responsável por grande parte da arrecadação, com 30,7% de crescimento e um volume de R$ 44,6 bilhões, enquanto o Plano Gerador de BenefÃcio Livre (PGBL) cresceu 0,3%, alcançando R$ 2,6 bilhões.
De acordo com o diretor de planejamento e controle da Brasilprev, Nelson Katz, apesar da crise econômica e aumento do desemprego, a companhia acredita que ainda há espaço para crescimento da previdência complementar, principalmente no segmento empresarial. “Hoje a indústria de previdência aberta como um todo tem 12,5 milhões de participantes, quanto a fechada tem 2,5 milhões. Mas temos 55 milhões de pessoas que hoje trabalham com carteira assinada. além de uma população economicamente ativa próxima a 100 milhões de pessoas. Ou seja, ainda tem muito espaço para crescerâ€, salienta Katz.
Para o executivo, os planos empresariais são a forma mais eficiente e eficaz de levar esse produto aos participantes. “Para isso é necessário discutir uma agenda junto ao governo para buscar mais benefÃcios à s empresas que hoje não têm um regime tributário de lucro real. Milhões de empresas não têm incentivo tributário para criar um plano de previdência e queremos buscar oportunidades para todas as empresasâ€, destaca.
Katz complementa dizendo que ainda não há uma previsão de avanços nessas conversas com o governo, pois agora hoje, o foco está na reforma da previdência social. “A reforma é importante, o próprio governo já identificou que não dá para a previdência continuar da maneira que está, e no futuro será importante também discutir o perfil adequado de produtos previdenciários para atingir toda a população. Não temos avançado na questão de incentivos tributários, mas continuamos colocando que é um tema importante, pois melhora eficiência dos planosâ€, enfatiza.