O número de profissionais com a certificação CFP no Brasil mais que dobrou nos últimos cinco anos, passando de 4.674 em 2019 para 10.634 ao final de 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), entidade responsável pela concessão da certificação no País.
Além do crescimento no número de certificados, o perfil dos certificados também mostra uma maior diversificação regional. Enquanto em 2019 um total de 65,6% dos profissionais certificados estavam no estado de São Paulo, atualmente esse percentual caiu para 55,4%. Além desses, 10,5% estão no Rio de Janeiro, 7,1% em Minas Gerais, 5,2% no Rio Grande do Sul, 3% em Santa Catarina, 2,7% no Distrito Federal, 1,7% em Pernambuco e 1,7% na Bahia, entre outros.
Para Ana Leoni, CEO da Planejar, o avanço da certificação CFP nos últimos anos mostra que o mercado brasileiro tem reconhecido cada vez mais a importância do planejamento financeiro qualificado. “Esse movimento é essencial para garantir que o serviço prestado aos clientes seja de excelência, alinhado com as melhores práticas globais de um planejamento financeiro integrado, que coloca os interesses do cliente em primeiro lugar", afirma.
Segundo ela, “nos últimos anos, a Planejar vem expandindo os locais de aplicação das provas e isso tem contribuído para ampliar o número de profissionais certificados por todo o Brasil”.