O grupo Reag anunciou nesta terça-feira (22/4) que as empresas listadas Reag Investimentos e sua “spin off†criada no mês passado, a Cia. Brasileira de Serviços Financeiros (Ciabrasf), passam a contar com um conselho consultivo de governança com atuação independente. O conselho será presidido por Robert van Dijk, que deixa a presidência da Reag Investimentos, além do ex-diretor do Banco Itaú, Luiz Eduardo Zago, do ex-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Associação de Investidores no Mercado de Capital (Amec), Mauro Cunha, e da ex-diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria CecÃlia Rossi. Um quinto nome deve ser anunciado nos próximos dias.
O objetivo do conselho consultivo de governança é preparar as companhias para os próximos ciclos de crescimento. Segundo o presidente do grupo, João Mansur, o conselho terá a missão de apoiar as decisões estratégicas das empresas além de fortalecer um padrão de gestão alinhado à s melhores práticas do mercado. O conselho contará com a assessoria jurÃdica do ex-diretor da CVM e especialista em regulação de mercado de capitais, Otávio Yazbek.
“Assumir a presidência do conselho consultivo em um momento tão estratégico reforça nosso compromisso com o futuro das companhias. Nosso papel será garantir que as decisões sejam ancoradas nas melhores práticas de governança, com visão de longo prazo e responsabilidade institucional. Estamos criando uma estrutura capaz de apoiar um crescimento sustentável, ético e alinhado à s exigências de um mercado cada vez mais sofisticadoâ€, afirma van Dijk.
Além do conselho consultivo, as duas empresas estão reforçando sua estrutura de governança com comitês de auditoria estatutários (CoAud) e a contratação de conselheiros independentes para seus Conselhos de Administração. A Reag Investimentos possui atualmente mais de R$ 300 bilhões em recursos sob gestão, ocupando o 1º lugar entre as gestoras independentes segundo o ranking Top Asset, da Investidor Institucional.
Com o desligamento de van Dijk da Reag Investimentos, o cargo de CEO passa a ser acumulado pelo atual diretor de Relações com Investidores, Dario Tanure. Ex-sócio da Rapier Gestão de Patrimônio e da Triscorp Investimentos, além de ter atuado como COO da ICAP no Brasil, Tanure está há quatro anos e meio no Grupo Reag.