A Previc aprovou alteração no regulamento do Plano de Suplementação de Aposentadorias e Pensão (PSAP/Eletropaulo), administrado pela Vivest, permitindo a troca do IGP-DI pelo IPCA como indexador. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União do último 17 de julho.
Segundo a Vivest, a mudança permitirá melhorar o equilÃbrio entre a rentabilidade da carteira de investimentos e o Ãndice de correção dos benefÃcios. Como o governo federal deixou de emitir tÃtulos públicos vinculados ao IGP em 2007, não há como comprar esse papel para casar com os compromissos atuariais do plano.
A mudança para o novo Ãndice será gradativa, com um perÃodo de transição de seis anos, até junho de 2031, ano de vencimento dos tÃtulos públicos federais NTN-C que compõem parte relevante dos investimentos do plano. Durante esse perÃodo, caso a rentabilidade acumulada de cada subplano (BSPS, BD e CV) supere a meta atuarial calculada com base em um Ãndice hÃbrido (média entre o IPCA e o IGP-DI calculada com base na proporção de NTN-C presentes em cada subplano), os participantes poderão receber um reajuste adicional ao IPCA, equivalente à diferença positiva entre o Ãndice hÃbrido e o IPCA.