Mainnav

Fundo de pensão holandês vende participações na Meta e Alphabet

Redes sociaisA ABP, o maior fundo de pensão da Holanda, anunciou ter vendido as participações que detinha nas empresas de tecnologia Meta (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp) e Alphabet (Google). A informação foi dada pelo CEO da ABP, Harmen van Wijnen, em entrevista publicada nesta segunda-feira (17/2) no jornal holandês FD.
Segundo a agência Reuters, citando trechos da entrevista dada por van Wijnen ao FD, o executivo explicou que as empresas não se enquadram mais nos critérios de governança do fundo. No mês passado a ABP já tinha vendido suas ações na Tesla, pelo mesmo motivo.
Van Wijnen disse que as ações das três empresas foram vendidas no terceiro trimestre do ano passado, sem especificar os valores. No segundo trimestre as ações da Alphabet estavam contabilizadas em cerca de 3 bilhões de euros no portfólio da ABP, enquanto as da Meta valiam cerca de 2 bilhões de euros. As participações na Tesla, vendidas na mesma época, foram negociadas por 597 milhões de euros.
Van Wijnen disse que as vendas não estão relacionadas à eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA ou ao apoio que ele recebeu dos CEOs dessas empresas. "Somos agnósticos quando se trata de Trump", disse Van Wijnen ao FD.
A ABP, com ativos totais de 544 bilhões de euros, tinha antecipado no ano passado a intenção de cortar investimentos em operações que causam grandes impactos climáticos e, ao mesmo tempo, direcionar mais recursos para empresas e projetos que ajudam a melhorar a sociedade e o meio ambiente. Nos últimos anos a ABP tem vendido ações de grandes empresas de combustíveis fósseis e mantido a política de não investir em empresas de tabaco e de armamentos.