Para entender o ranking

Para entender o ranking Top Atuarial – Edição 250

Este ranking traz informações sobre 250 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), os maiores do setor, incluindo estaduais e municipais. As informações não são homogêneas, uma vez que alguns responderam completamente o questionário e outros apenas parcialmente.
O foco deste ranking são os ativos de investimento dos institutos e não o total dos ativos, que podem incluir ativos em enquadramento, bens e direitos, ativos vinculados por lei ao RPPS e disponibilidades financeiras. Portanto, a ordem adotada leva em conta exclusivamente os ativos financeiros, sendo que os demais ativos, quando existem, foram somados e aparecem abaixo no item Outros Ativos.
Optamos por não calcular os tradicionais rankings de rentabilidade, que mostrariam os RPPS que obtiveram os maiores retornos sobre os ativos investidos em 2012. Como muitos não apresentaram informações completas, um ranking classificando os melhores com base apenas na rentabilidade dos que informaram traria distorções evidentes e não ajudaria o setor nem o mercado, razão pela qual optamos por não publicar.
Também simplificamos as classes de ativos apresentadas no ranking, com informações apenas sobre Renda Fixa, Renda Variável e Imóveis, como é o padrão da Secretaria de Previdência Social. Em relação a essas classes de ativos, solicitamos informações sobre o percentual investido, as rentabilidades e as políticas de investimento.
No ranking, Renda Fixa, Renda Variável e Imóveis são representados pelas abreviações RF, RV e IM, respectivamente. Em relação às políticas de investimento, usamos as abreviações Aum.fort/ para nos referirmos à decisão do RPPS de Aumentar fortemente os investimentos; Aum.mod/ para Aumentar moderadamente; Ini.inv/ para Iniciar investimentos; Manter níveis para Manter investimentos; Red.mod/ para Reduzir moderadamente; Red.fort/ para Reduzir fortemente; e ñ.ini.inv/ para Não iniciar investimentos.
Em relação aos cargos, além dos nomes do presidente/superintendente, diretor de investimentos e diretor de benefícios, indicamos também desde quando está na diretoria e desde quando está no cargo e se é ou não participante do RPPS.