Edição 114
A área de varejo provém nada menos do que 34,4% dos recursos administrados pelas assets, representando um volume de R$ 148,10 bilhões na posição de 31 de dezembro do ano passado. Essa posição representa uma captação líquida de R$ 7,81 bilhões em seis meses, uma vez que no TOP ASSET anterior, com posição de 30 de junho, a área de varejo contabilizava R$ 140,29 bilhões, ou 33,7% do total.
A maior gestora de recursos do varejo neste TOP ASSET é a BB Administração de Ativos, com R$ 28,17 bilhões, representando 46,3% dos seus recursos sob gestão. Ela já detinha a liderança no ranking anterior. A razão da predominância do BB na área de varejo deve-se à sua extensa rede de captação, que alcança o impressionante número de 7.972 pontos de atendimento espalhados pelo país (incluindo as 3.026 agências), com 13,4 milhões de clientes.
Para este ano, o BB planeja a abertura de mais 1.056 pontos de atendimento, elevando o número total para mais de 9 mil pontos. “O Banco do Brasil realizou uma reestruturação de suas áreas de captação nas agências e essa nova estrutura está se mostrando muito eficiente”, comenta o diretor da BB Administração de Ativos, Nemésio Altoé. “O mérito do crescimento no varejo é todo do pessoal das agências, que soube trabalhar bem a marca BB, hoje uma referência para o público”.
De acordo com ele, as perspectivas de crescimento de captação no varejo nos próximos meses dependerão do comportamento da economia nacional, pois as pessoas pouparão mais se houver mais empregos e mais salários. “Estamos atentos aos rumos da economia, para aproveitar qualquer sinal positivo de crescimento e crescer junto”, diz Altoé.
Em segundo lugar entre os maiores do varejo vem a Bradesco Asset Management – BRAM, com R$ 23,49 bilhões sob gestão (47,7% do total). Formada pela consolidação de várias empresas de asset management pertencentes ou compradas pelo Bradesco, a Bram passou a ter existência oficial em meados do ano passado. Como resultado de sua história, lidera ou ocupa os primeiros lugares do ranking de quase todos os segmentos. “Somos fruto da soma de várias empresas, umas especializadas em segmentos mais sofisticados e outras no varejo”, comenta o diretor comercial da BRAM, José Roberto de Castro. “O varejo ainda representa uma grande parcela dos nossos volumes, mas estamos crescendo em todas as direções, buscando responder a contento às necessidades específicas de cada segmento”, diz.
Em terceiro lugar no ranking de varejo está o Itaú, com R$ 19,77 bilhões, o que representa 38,4% dos recursos que administra.