Para entender o ranking

Para entender o ranking Melhores Fundos – Edição 247

O Ranking elaborado pela Luz Engenharia Financeira tem como data base 31 de dezembro de 2012.

São analisados apenas os fundos com histórico igual ou superior a 12 meses na data base.

Não são analisados os Fundos Imobiliários, FIDC’s e Fundos de Participações, pois não possuem benchmark e suas rentabilidades apresentam fortes oscilações, o que impossibilita a análise.

Os fundos de investimentos foram separados pela classificação Anbima e analisados a partir da metodologia ADC, de propriedade da LUZ-EF. Esta metodologia baseia-se na relação risco versus retorno, mostrando a eficiência dos gestores frente a seus benchmarks.

A classificação “Metodologia ADC” (Árvore de Decisões Consistentes), desenvolvida pela LUZ Engenharia Financeira refere-se a um método desenvolvido para encontrar os melhores fundos e classificá-los dentro de um conjunto de fundos de características semelhantes, utilizando-se dos indicadores mais adequados para cada classe e atribuindo pesos a estes de acordo com o nível de importância do mesmo. A todo momento a metodologia busca os melhores indicadores que apresentem resultados consistentes, realizando comparativos com os demais fundos da classe. São criados vários rankings complementares, dentre os quais o primeiro é formado por valores de indicadores com resultados consistentes e por isso avaliados normalmente, e os demais, formados por valores de indicadores com resultados inconsistentes, avaliados por um conjunto de indicadores substitutos. Os novos rankings são então organizados de acordo com o grau de importância de seus indicadores consistentes e com o nível de inconsistência, dando origem ao ranking final, organizado de forma decrescente. Através desta classificação, selecionou-se os melhores fundos, definidos por aqueles que apresentaram resultados consistentes para todos os indicadores analisados.

O ranking permite verificar a eficiência das diferentes classes de fundos, confrontando a liberdade de investimento com o risco e a rentabilidade dos fundos. Isto é feito através de uma mediana ótima, resultante da classificação ADC.

A análise classifica os fundos da seguinte forma: Fundos com excelente relação risco vs retorno (Excelentes – cor verde); Fundos com relação risco vs retorno mediana (Adequados – cor amarela); Fundos com relação risco vs retorno ruim (Abaixo do Padrão – cor vermelha)

O histórico das cotações foi retirado da base de dados da Anbima.