Pesquisa da CVM mostra aposentadoria no foco dos investidores

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM divulgou nesta terça-feira (16/9) o relatório da pesquisa Perfil e Comportamento dos Investidores 2024. O estudo mostrou que o principal objetivo em comum dos investidores brasileiros é a formação de reservas para a aposentadoria, sendo prioridade para investidores de perfis moderado e conservador e segunda opção para investidores de perfil arrojado.

A pesquisa também mostrou que 86% dos participantes afirmaram estar preparados para lidar com imprevistos financeiros e identificou um aumento de 45% na busca por rentabilidade, de 42% na diversificação da carteira e de 42% no interesse por educação financeira.

O perfil do investidor brasileiro permanece com predominância masculina (87%), da região Sudeste (63%), na faixa etária de 46 a 59 anos. Pela primeira vez foi traçado o perfil racial dos respondentes, revelando predominância de pessoas que se autodeclaram brancas (75%), seguido das pardas (18%), os que preferiram não responder (2,4%) e pretas (2,3%).

Ainda segundo o estudo (1.371 respostas válidas), os investidores possuem conhecimentos de conceitos básicos, como a relação entre inflação e rentabilidade, tendo espaço para ampliar as noções de temas mais específicos, como impacto de juros sobre o preço de títulos de renda fixa.

Para ver o estudo na íntegra, clique aqui