O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,59% nesta segunda-feira (8/9), aos 141.791 pontos, com o mercado aguardando a fase final do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O que preocupa os investidores é a possibilidade de adoção de novas sanções contra o Brasil, por parte do governo de Donald Trump, caso Bolsonaro seja condenado.
No dia, a Vale avançou 0,25%, enquanto Petrobras subiu 0,88% (ON) e 0,39% (PN), acompanhando a valorização do petróleo após a reunião da Opep+. Os bancos operaram no vermelho, com destaque negativo para Santander (-1,88%).
Já o dólar fechou o dia em leve alta de 0,09% frente ao real, a R$ 5,42, refletindo também as tensões políticas e de mercado na fase final do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ambiente ficou mais sensível após declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em manifestação no 7 de setembro, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes.