Ibovespa abre a semana em alta de 0,72%; dólar também sobe

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou) em alta de 0,72% nesta segunda-feira (18/8), aos 137.321 pontos, após de três pregões em queda. A mudança de humor do mercado foi influenciada pela divulgação do IBC-Br, índice calculado pelo Banco Central (BC) que funciona como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), registrando queda de 0,1% em junho, o que sugere desaquecimento da atividade econômica e espaço para corte dos juros mais cedo.

Enquanto a Petrobras (ON +0,80%, PN +0,63%) registrou alta, as ações da Vale (-0,23%) caíram. O setor bancário foi destaque, com ganhos que variaram entre 1,26% (Santander Unit) e 2,03% (Banco do Brasil ON).

Já o dólar fechou o dia em alta de 0,67% frente ao real, a R$ 5,43. A semana deve ser marcada pela divulgação da ata do Federal Reserve (Fed), na quarta-feira (20/8), e pelo discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, na sexta-feira (22/8).

Os dois eventos são aguardados porque podem indicar os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos, especialmente sobre cortes de juros.