Demissão de diretora do Fed derruba Ibovespa e faz dólar subir

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,18% nesta terça-feira (26/8), aos 137.771,39 pontos, impactado pela demissão da diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook. Ela foi demitida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que acusou-a de ter praticado uma suposta fraude hipotecária. A demissão de Cook, que resistia à intenção de Trmp de baixar as taxas de juros dos Estados Unidos na marra, elevou as tensões políticas e a insegurança dos mercados.

Também contribuíram para a queda do Ibovespa a divulgação do IPCA-15 de agosto, considerada prévia da inflação oficial do mês. O índice apresentou deflação menor que o esperado, reduzindo parcialmente a perspectiva de antecipação do ciclo de cortes da taxa básica de juros, a Selic.

Vale fechou em alta de 0,89%, atingindo a máxima do dia e ajudando a conter a baixa do índice. Já a Petrobras registrou queda em ambos os papéis (ON -0,51%, PN -0,72%), pressionada pela baixa de mais de 2% do preço do petróleo em Londres e Nova York, após quatro sessões consecutivas de alta.

Já o dólar fechou o dia em alta de 0,37% frente ao real, cotado a R$ 5,43. Operadores afirmam que o ambiente externo desfavorável às divisas emergentes abriu espaço para ajustes e realização de lucros.