Aquisição de peso | Com a compra da consultoria Gama, Mercer avan...

Edição 276

 

A aquisição da Gama Consultores Associados pela Mercer, após concluída, gerará ganhos para ambas as partes. De um lado, a consultoria global ampliará sua presença em Brasília, tendo mais proximidade com as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, e poderá estender os serviços já oferecidos localmente por meio de seus escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Do outro lado, a equipe da Gama, que será mantida, contará com uma base de dados e pesquisas, tecnologias e soluções que já são utilizadas mundialmente pela Mercer.
“A aquisição da Gama é uma compra estratégica, pois a empresa atua em um segmento que nos interessa, o atuarial e previdenciário, e possui um bom portfólio atuando em uma região na qual nós não temos presença”, explica Mauricio Amaral, diretor presidente da Mercer no Brasil. “Isso nos permite expandir nossos serviços para Brasília e região”, salienta.
Amaral explica que ambas as empresas possuem uma carteira de clientes e serviços complementares. A Gama presta serviços de consultoria atuarial para fundos de pensão de empresas estatais, com destaque para a Previ do Banco do Brasil, o maior fundo de pensão brasileiro, e empresas privadas nacionais, como por exemplo, o Embraerprev, patrocinado pela Embraer. Já a Mercer possui maior foco na prestação de serviços para fundos de pensão de empresas privadas multinacionais. Com o negócio, a Mercer deve ampliar participação nesses nichos e regiões que a Gama tem maior presença.
Amaral destaca que a Gama representa hoje, em volume de negócios, um crescimento de 20% no segmento de consultoria atuarial e previdenciária da Mercer. A transação deve ser concluída ainda no quarto trimestre de 2015. Os termos do acordo não foram divulgados.
Para a equipe da Gama, os ganhos também acontecem em relação ao acesso à plataforma internacional da Mercer. “Um dos planos estratégicos da Gama era um crescimento para um novo patamar, com acesso a plataformas internacionais. Já buscávamos isso por meio de parceiros, mas agora estaremos dentro de um grupo que é vanguarda quando o assunto é estudo internacional”, diz Guilherme Gazzoni, diretor administrativo e comercial da Gama. “As tecnologias e soluções da Mercer são mundiais e testadas no mundo inteiro”, salienta.

Negócio – Guilherme Gazzoni conta que as empresas estão mantendo negociações há dois anos. “Isso virou um efetivo detalhamento de todas as condições que devem ser observadas para a aquisição. A operação foi muito bem planejada e por isso temos uma segurança boa em dizer que não perderemos nada. Será uma estrutura nova de empresa”, diz o executivo.
Guilherme salienta que a junção cria uma abordagem que não existe ainda no mercado. “Não há uma empresa com a abrangência que a Mercer terá com essa aquisição, tanto fisicamente quanto em termos de conceitos, estudos, software e conteúdo”, enfatiza.
“As empresas são complementares em muitas áreas, o que deve gerar ganhos pra indústria, que se consolida. Nossa principal luta será a de garantir que a integração seja algo positivo. nesse sentido estamos muito confortáveis”, aponta Guilherme.

Estrutura – Mauricio Amaral explica que com a aquisição, não haverá uma mudança na estrutura da operação da Gama. Antônio Fernando Gazzoni irá permanecer à frente da operação e toda a equipe da empresa atuando em suas funções vigentes. Ainda não ficou estabelecido se haverá alguma mudança formal de cargos e para quem Gazzoni responderá dentro da Mercer. A área de previdência da Mercer é liderada atualmente por Geraldo Magela.