Porto Asset adere ao PRI e quer dinamizar princípios ESG no grupo

A Porto Asset, gestora com R$ 38 bilhões em ativos sob gestão e um primeiro fundo de crédito privado dedicado a investimentos sustentáveis focado em investidores institucionais, acaba de aderir ao PRI (Principles for Responsible Investment). Hoje o Brasil tem cerca de 40 a 45 gestoras de recursos signatárias do PRI. Na região da América Latina e Caribe, são cerca de 160 gestoras.

Segundo o superintendente de crédito privado da Porto Asset e gestor do novo fundo de sustentabilidade lançado em 2025, Ricardo Espindola, “o ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança) reflete um valor do Grupo Porto que queremos desenvolver e consolidar cada vez mais”. De acordo com Espindola, a gestora deve começar a responder aos questionários de investimentos elaborados pelo PRI já no próximo ciclo de consultas aos signatários.

Além de adotar os princípios do PRI em relação aos seus investimentos, a asset também pretende dinamizar os processos ESG dentro de sua própria estrutura, principalmente em relação aos aspectos sociais e de governança. “Nos últimos anos temos tido um olhar mais atento aos aspectos sociais, apoiando iniciativas voltadas à participação das mulheres e de negros no mercado. Montamos um grupo com oito membros da asset para acompanhar uma programação com integrantes do Black Finance, projeto que forma jovens negros para o mercado financeiro”, explica Brenda Lee Prado, analista de crédito responsável pela área ESG.