Caixa Asset revoga decisão anterior e traz Magalhães de volta

O presidente da Caixa Asset, Humberto José Teófilo Magalhães, voltou ao comando da instituição na última terça-feira (28/10), após ter sido demitido duas semanas antes pelo Conselho de Administração. Sua demissão, assim como de vários outros ocupantes de cargos de confiança em estatais que haviam sido indicados por políticos do Centrão, foi uma retaliação do governo a esse bloco político por terem colaborado com a oposição na derrubada da Medida Provisória 1.303.

Após a derrota na votação da MP 1.303, que propunha medidas alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e acabou derrubada por decurso de prazo em 8 de outubro, o governo iniciou um processo amplo de reorganização política nos cargos de confiança. As demissões atingiram indicações do PSD, PP, União Brasil e Republicanos e marcaram o início de uma ofensiva do governo para recompor a base de apoio no Congresso.

A destituição de Magalhães foi oficializada através de comunicado ao mercado divulgado pela Caixa Asset em 13 de outubro e sua readmissão veio através de novo comunicado, publicado em 28 de outubro, que revogou o anterior. Não foi informado o motivo da mudança.

Magalhães assumiu a presidência da Caixa Asset em abril deste ano. É concursado da Caixa desde 1989, tendo exercido cargos executivos tanto na Caixa quanto em subsidiárias da estatal, como Caixa Seguridade e Caixa Cartões. É formado em direito pela Universidade de Brasília e possui curso de especialização em economia pela George Washington University.