As vantagens de poder esperar pelo longo prazo | Como não precisa...

Edição 119

Na ânsia de fugir da volatilidade causada pela marcação a mercado, os gestores podem cair na tentação de aderir aos fundos overnight (que têm operações de um dia). Mas, na opinião do gestor do BBM, Rodrigo Noel, esse tipo de investimento não é recomendado para as fundações. Isso porque os fundos de pensão têm de levar em conta um cenário de longo prazo, adequando ativos e passivos. “Fundos de pensão não investem para o dia seguinte”, diz.
Para o diretor executivo do Citigroup Asset Management, Roberto Apelfeld, agora, mais do que nunca, fica fácil para as fundações explicarem aos seus participantes que se o objetivo for um retorno melhor é preciso olhar para o longo prazo. “O fundo de pensão pode suportar volatilidade. Acho que vai ser bom para todos, vai ser até mais fácil para os dirigentes”, diz Apelfeld. Ele defende que não existe nenhum fator melhor do que a transparência do ajuste diário das cotas. “O mercado vai se desenvolver com essa transparência”, afirma.
Outro fator é que os papéis de longo prazo estão com um prêmio bastante atraente, explica o gestor do BBM. Seu lema é que, embora no longo prazo as incertezas sejam superiores às do curto prazo, não dá para se conseguir boa rentabilidade sem uma dose, ainda que pequena, de risco. O BBM já tem um fundo DI com esse perfil overnight há algum tempo, mas o produto é o mais conservador possível e, portanto, indicado apenas para pessoas físicas.
Para Wagner Murgel, do JP Morgan, uma das vantagens dos fundos DI over é que garantem uma oscilação menor das cotas diariamente. Mas, embora o investidor fique livre do estresse de ver sua cota perdendo valor diariamente, se houver uma melhora momentânea do cenário ele também abre mão de uma rentabilidade maior. “Você abre mão de rentabilidade para ter um ganho certo todo dia”, afirma.