Fundo replica IMA-B com baixa volatilidade

Edição 221

 

A Capitânia lança novo fundo de investimento com objetivo de atrair o investidor institucional. Verificando aumento da demanda do segmento, a gestora criou o Capitânia Index Crédito Privado FIC FIRF, fundo de renda fixa, que terá entre 50% e 60% dos seus ativos atrelados aos índices de inflação IPCA ou IGPM.
Segundo o diretor de finanças estruturadas Arturo Profili, o fundo deverá atingir retorno superior à meta atuarial das fundações, de IPCA mais 6%.
“A média do desempenho deverá ser próxima ao índice IMA-B. No entanto, não pretendemos replicá-lo por conta de sua alta volatilidade no curto prazo”, diz Profili. Segundo o executivo, o fundo deverá ter apenas metade dessa volatilidade. Para alcançar esses resultados, a cesta deverá possuir ativos de fundos de direitos creditórios (FDIC), certificados de recebíveis imobiliários (CRI), debêntures, depósitos a prazo com garantia especial (DPGE) e certificados de depósitos bancários (CDB).
Segundo ele, até 20% do patrimônio do fundo será alocado em ativos de liquidez diária líquidos, como CDB, enquanto os até 80% restante em estruturados.