Edição 219
Mapeando o mercado brasileiro de fundos de pensão e regimes próprios de previdência há cerca de um ano, a Set Investimentos aguardava que seu fundo de ações ganhasse mais corpo para partir em busca de investidores institucionais. Lançado em janeiro de 2008, o Set Fia alcançou a marca de R$ 100 milhões de patrimônio e, recentemente, a gestora começou a visitar essa nova classe de clientes.
“Já temos um institucional conosco, que é um fundo multimercado que compra cotas do Set Fia”, informa Mauricio Gallego, sócio da asset. Ele completa que o trabalho da gestora junto aos institucionais está começando principalmente pelos regimes próprios de previdência social.
Gallego visitou, recentemente, institutos do Centro-oeste do País.
“Também estamos de olho no litoral norte do Estado de São Paulo. É uma região que tende a gerar muito emprego por conta da exploração de petróleo na Bacia de Santos”, sinaliza.
Gallego diz ter consciência de que os institutos de estados e municípios ainda não investem muito em renda variável. Mesmo assim, ele acredita no potencial desse segmento de clientes. “Já percebemos que alguns regimes próprios estão começando a buscar investimentos em renda variável. Muitas vezes, eles são carentes de informação, e não sabem como aplicar no segmento. Nós somos especializados em renda variável e queremos oferecer aos RPPS uma diversificação dentro da carteira”, afirma.
O executivo aponta que o Set Fia é aderente às resoluções número 3.790 e 3.792 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que tratam, respectivamente, dos investimentos dos regimes próprios de previdência e dos fundos de pensão. “Não fazemos day-trade nem alavancagem, por exemplo”, cita. O Set Fia tem retorno acumulado de 1,37% em 2010 até agosto, contra uma Ibovespa de -5,02 no mesmo período. A administração do fundo cabe à Credit Suisse Hedging-Griffo.