Modal lança fundo de ações para institucionais

Edição 206

O Modal Asset Management lançou, no último dia 03 de agosto, o Modal Bull Institucional FIC de FIA, aderente às resoluções 3.456 e 3.506 do Conselho Monetário Nacional (CMN) — que regem, respectivamente, os investimentos das entidades fechadas de previdência complementar e dos institutos de previdência de estados e municípios.
O novo fundo é um espelho do Modal Bull FIA, que já existe desde 2004, segundo Alexandre Póvoa, diretor do Modal Asset Management. “O Bull é um fundo que tem como objetivo comprar ações com baixa liquidez, que provavelmente são pouco acompanhadas pelo mercado em geral.
Buscamos adquirir esses papéis e esperar que eles obtenham uma valorização expressiva para vendê-los mais à frente, quando eles tiverem mais liquidez. Além disso, estão no nosso radar ações de projetos que ainda estão no papel, que não são de uma empresa que já tem as operações propriamente ditas. Um exemplo foi a OGX”, explica.
Póvoa conta que o Modal Bull FIA tem R$ 6,5 milhões de patrimônio líquido e registrou rentabilidade de 11,5% no mês de julho (até o dia 30) e de 49,8% no acumulado de 2009 também até o dia 30 de julho. O benchmark do fundo é IGP-M mais 6%. E é justamente o parâmetro dos resultados que faz a diferença entre o Modal Bull FIA e seu espelho destinado aos institucionais. “O Modal Bull Institucional FIC de FIA tem como benchmark o SMLL, índice de small caps da Bovespa. É um dos primeiros fundos do Brasil a ter esse benchmark”, indica o diretor do Modal Asset. Póvoa afirma que a expectativa é captar cerca de R$ 30 milhões para o novo fundo dentro do período de um ano.