Fundo processa companhia por trabalho infantil

Edição 243

O fundo municipal de previdência da polícia de Luisiana (Lampers) acionou a companhia Hershey  judicialmente sob a acusação de que a empresa, da qual é acionista, esteja comprando cacau de fazendas com trabalho infantil em Gana e na Costa do Marfim. O fundo de pensão, que tem cerca US$1,4 bilhão de patrimônio, quer saber se a diretoria da Hershey sabia do caso e se escondeu isso de seus acionistas.

O fundo enviou uma carta à Hershey requisitando o direito, como acionista, de procurar indícios nas minutas das reuniões do conselho, mas a direção da empresa negou o pedido uma semana depois. “Em vez de abrir seus registros para análise, a Hershey preferiu criar várias barreiras para um exame do seu comportamento na última década. São questões sérias como trabalho infantil ilegal e tráfico em sua cadeia de produção”, disse Jay Eisenhofer, co-diretor do escritório que representa o Lampers.

Em comunicado assinado pelo vice-presidente de Comunicação Corporativa da Hershey, Emick Horner, a empresa “assume seu compromisso com a origem responsável do cacau, apoiando comunidades há mais de 50 anos. Estamos envolvidos em programas de terra, trabalhando com parceiros públicos e privados para ajudar a eliminar as práticas trabalhistas inadequadas em comunidades de cacau”, diz.