Abipem realiza encontro de mulheres de RPPS em Brasília

O 3º Congresso Brasileiro de Mulheres dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), cuja abertura ocorreu nesta quarta-feira (3/9), em Brasília, contou com a participação de mais de 300 mulheres, incluindo gestoras de regimes próprios de todas as regiões do Brasil. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou na solenidade de abertura que “fortalecer o papel das mulheres nas estruturas decisórias da Previdência Social é fortalecer o próprio sistema de proteção social brasileiro”.

Organizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), o evento tem a duração de dois dias, estendendo-se até a quinta feira (4/9). O objetivo, segundo a associação, é fortalecer e fomentar a participação das mulheres nas diversas áreas de atuação e instâncias de deliberação dos RPPS.

Também presente ao evento, a coordenadora-geral de Normatização e Acompanhamento Legal do MPS, Cláudia Iten, afirmou que “os regimes próprios vêm se consolidando num caminho de maior profissionalização, e as mulheres têm exercido um papel fundamental nesse trabalho”.

Com seis painéis divididos ao longo dos dois dias, o encontro debate temas como a participação das mulheres na política previdenciária, mulheres na gestão de investimentos, o olhar feminino na fiscalização e regulação dos regimes próprios, entre outros.