Urnas eletrônicas na Abrapp | Com novo sistema de votação, eleiçõ...

Edição 87

As próximas eleições da Abrapp, a serem realizadas no final do ano que vem, serão travadas num ambiente mais tecnológico. Aprovado em setembro último, o sistema eletrônico de votação vai permitir desvincular as eleições da diretoria da Abrapp das eleições dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Com a desvinculação, se estará evitando o que aconteceu na votação de dezembro de 1998, quando grandes fundações não conseguiram eleger um único representante, já que até este ano somente uma coligação levava o bolo inteiro. A mudança permitirá que estejam representados nos conselhos setores minoritários, que não conseguiram se eleger na diretoria.
Toda fundação poderá se inscrever separadamente na eleição para os conselhos, uma vez que os votos não serão dados às chapas, mas sim individualmente. As que não tiverem votos suficientes para aparecer entre as eleitas servirão como suplentes.
Quanto à adoção de um sistema eletrônico de votação, Luiz Carlos Loureiro, vice-presidente da Abrapp, acredita que a inovação irá agilizar o processo de votação. “Basta ver o exemplo das eleições municipais e estaduais no País”, afirma. “Além de aumentar a participação dos eleitores, o novo processo trará mais agilidade e objetividade às eleições”.