Unilever troca BD por CD | A Unilever Best Foods fecha os dois fu...

Edição 129

O fundo de pensão da anglo-holandesa Unilever, que há 22 anos criou um plano tipo benefício definido para seus participantes no Brasil, está juntando-se à americana Best Foods, empresa que controla desde 2000, para criar um novo plano do tipo CD. A mudança, aprovada pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) no último dia 27 de novembro, prevê o fechamento para novos participantes do plano BD de R$ 365 milhões da Unilever e do CD de R$ 119 milhões da Best Foods, dando ambos lugar a um novo plano tipo contribuição definida. A migração para o novo plano começa em janeiro.
Instituído em 1981, a Previgel (fundo de pensão da então Gessy Lever) é um multipatrocinado que abriga quatro empresas do grupo, sendo a principal delas a Unilever Brasil, fabricante de produtos de limpeza, além da automotiva Diversey Suld, a GL Industrial e da fabricante de produtos à base de tomates Cica Norte. Segundo dados da SPC, essas quatro empresas agrupam um contingente de 8 mil participantes ativos e inativos em suas fábricas distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. No entanto, a alteração no nome da empresa de Gessy Lever para Unilever, em 2001, só refletiu no nome do fundo a partir de novembro passado, quando a Previgel adotou o nome UnileverPrev.
Já o fundo tipo contribuição definida da Best Foods surgiu em 1991, com o nome PreviRefinações e patrocinado pela Refinações de Milho Brasil, conhecida por fabricar o amido de milho Maizena. A venda da Refinações para o grupo americano Best Foods não alterou o nome do fundo de pensão, que conta atualmente com quase seis mil participantes ativos e inativos e tem seus recursos geridos pelo BNP, Bram e Unibanco.
Segundo o diretor administrativo da UnileverPrev, Antônio Sérgio Perine de Castro, as mudanças em andamento não resultarão em alterações das políticas de investimento dos três fundos de pensão.
Ainda de acordo com ele, as operações brasileiras da Unilever e da Best Foods representam hoje, juntas, um faturamento anual de R$ 7 bilhões, incluindo as marcas Omo, Lux, Hellmann’s, Knorr, entre outras.