Edição 94
Como forma de atrair a migração dos participantes assistidos para seu novo plano de Contribuição Definida (CD), o fundo de pensão da Sercomtel (empresa estatal de telefonia de Londrina), o Supre, atendeu a uma reivindicação do grupo em relação à fórmula de reajuste do benefício. O fundo ofereceu a utilização do INPC em substituição ao reajuste atrelado aos salários dos funcionários da ativa. A medida deu certo e a totalidade do grupo de assistidos, formado por 128 pessoas, migrou para o novo plano.
Como desde 1994 os reajustes eram escassos, os benefícios dos aposentados e pensionistas do fundo de pensão foram corroídos pouco a pouco pela inflação nos últimos anos. Desta forma, o reajuste pelo INPC representou um forte atrativo para a transferência para o novo plano. Outro incentivo oferecido para os assistidos foi a redução da contribuição de 8% para 6%. “Resolvemos atender a uma antiga reivindicação dos participantes assistidos e concedemos o reajuste pela inflação”, conta Wander Luiz França, diretor administrativo e financeiro do Supre.
A vantagem para o fundo de pensão foi a possibilidade de acabar com o plano de Benefício Definido (BD), uma vez que 100% dos participantes, tanto ativos como assistidos, migraram para o plano CD. Para os participantes ativos, o principal atrativo para a migração foi o rateio do superávit. O Supre acumulou um superávit de R$ 6 milhões desde sua criação em 1994. Uma parte foi utilizada para formar um fundo de reserva para o plano dos assistidos e outra foi direcionada para o rateio. O patrimônio do fundo de pensão está avaliado atualmente em R$ 27,7 milhões.
A proposta de mudar o indexador do benefício dos assistidos surgiu do grupo de trabalho que foi criado para elaborar o projeto de migração do plano BD para o novo CD. Com a participação de representantes da patrocinadora, dos participantes e do fundo de pensão, o grupo de trabalho propôs a mudança na fórmula do reajuste e a Sercomtel aceitou. A patrocinadora não teve que realizar aporte de recursos para incentivar a migração, pois todo o dinheiro utilizado foi proveniente do superávit.