A Regius, fundo de pensão do Banco de Brasília (BRB) que soma um Patrimônio Líquido de aproximadamente R$ 2,4 bilhões, seguindo a tendência recente do sistema de previdência complementar fechada trabalha na criação de um plano instituído voltado para os familiares de seus 5,2 mil participantes.A Regius, fundo de pensão do Banco de Brasília (BRB) que soma um Patrimônio Líquido de aproximadamente R$ 2,4 bilhões, seguindo a tendência recente do sistema de previdência complementar fechada trabalha na criação de um plano instituído voltado para os familiares de seus 5,2 mil participantes.
Segundo o diretor de benefícios e administração da Regius, Sandro Soares de Souza, as estimativas preliminares indicam que o novo plano instituído tem potencial para atrair até 10 mil participantes para a fundação nos próximos anos.
“O primeiro instituidor do plano será a Associação dos Empregados do BRB, e queremos no futuro ter novos instituidores, mas sem pressa, buscando consolidar a nova estrutura passo a passo, até porque se trata de um universo diferente do que vínhamos trabalhando até então”, conta o diretor. Ele lembra que os planos instituídos têm algumas características diferentes em relação aos patrocinados, seja quanto à forma de arrecadação ou quanto ao público alvo a ser trabalhado.
Souza explica que a proposta para criação do plano foi encaminhada ao conselho deliberativo da entidade no início de agosto, e caso as aprovações evoluam conforme o previsto a expectativa é que ele possa receber as primeiras adesões até o final do ano.
Digital – O dirigente afirma também que o fundo de pensão do BRB tem investido na modernização de seus sistemas e tecnologia, dentro de um projeto que tem conclusão prevista para o fim de 2019, chamado ‘Regius 100% Digital’.
Souza fala que, ao digitalizar os processos pelos quais os participantes interagem com a fundação, a intenção é fazer com que os funcionários que hoje se dedicam ao atendimento desses participantes possam ter mais tempo livre para prospectar potenciais novos segurados. “O público jovem ainda não tem demonstrado grande interesse sobre os planos de previdência, e entendemos que é necessário desenvolver um trabalho para atraí-lo”.
De acordo com o dirigente, a intenção é que o novo plano já nasça totalmente digital, com a possibilidade dos participantes fazerem adesões, mudanças no percentual do valor de contribuição ou aportes extraordinários pela internet. “Com essa nova estrutura vamos conseguir aumentar bastante o nosso quadro de participantes sem precisar aumentar os custos com pessoal”.
Souza conta também que o novo plano instituído ofertará aos participantes apólices de seguros de vida. A Regius está no momento em conversas junto a grandes seguradoras interessadas em estruturar o produto conjuntamente. “Vamos buscar a parceria com alguma seguradora com expertise e equipe comercial para nos ajudar no processo de venda do produto”.
Patrocinado – Além do fundo instituído prestes a ser criado, o Regius estruturou em 2017 um novo plano de Contribuição Definida, o CD 05, que visa atrair potenciais empresas patrocinadoras. “Esse é o nosso fundo multipatrocinado”, fala Souza. O plano soma PL aproximado de R$ 1,4 milhão, e conta com cerca de 200 participantes. No momento, contudo, os patrocinadores do plano são as empresas que fazem parte do grupo – além do próprio BRB, os outros patrocinadores do plano são a Regius, a Saúde BRB – Caixa de Assistência, a BRBCard e a Seguros BRB.
“Por conta do momento econômico desafiador ainda não conseguimos novas adesões de outros patrocinadores, mas acreditamos que conforme tenhamos uma retomada da atividade empresas, públicos e privadas, devem começar a aparecer”, prevê o dirigente da Regius.