
A diretoria de licenciamento da Previc publicou na semana passada portaria autorizando a cisão da Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (Fachesf) em duas áreas, uma dedicada à previdência e outra à saúde. A medida tem o objetivo de viabilizar a transferência e incorporação dos planos de saúde da Fachesf pela Luminar Saúde, associação que reúne as áreas de saúde da Fachesf e da Evida — plano de saúde que era patrocinado pela Eletronorte.
A Luminar Saúde não contará com os participantes ativos ligados à Fachesf Saúde ou à Eletronorte, uma vez que a Eletrobras determinou que todos os participantes ativos de seus planos de saúde migrarão para o Bradesco e a Unimed. Portanto a Luminar nasce, basicamente, como um plano de assistidos, com exceção dos participantes ativos ligados aos outros dois patrocinadores privados da Evida, que são a Amazonas Energia e a Roraima Energia.
Além das duas fundações e das duas empresas elétricas, a Luminar Saúde também pretende agregar outras empresas patrocinadoras de planos de saúde vinculados à Eletrobras.