Previ pede AGE da Vale para destituir Stieler e eleger Ollie

Vale

A Vale divulgou nesta quinta-feira (11/6) fato relevante informando ter recebido correspondência de sua acionista Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) pedindo a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a destituição de Daniel André Stieler do cargo de membro do Conselho de Administração e a indicação de José Maurício Pereira Coelho para completar o mandato em curso.

Stieler, que presidiu a Previ entre junho de 2021 e fevereiro de 2023, ocupa atualmente a presidência do Conselho de Administração da Vale. Já Coelho, que comandou a Previ entre 2018 e 2021, chegou a presidir o CA da mineradora em 2019 e hoje é membro do CA do Santander Brasil.

Segundo o comunicado da Vale, a Previ também afirmou que, caso a destituição de Stieler do CA seja aprovada, deverá ser realizada eleição para a presidência do colegiado. Nesse cenário, o fundo de pensão informa que apoia o nome de Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira, conhecido como Ollie, para o cargo.

Ollie é um executivo português com mais de 45 anos de experiência internacional em finanças corporativas e estratégia no setor de mineração, com passagens por grupos como Anglo American e De Beers. Atualmente, ele atua como lead independent director (LID) do Conselho de Administração da Vale.

A Previ justificou seu apoio ao nome de Ollie afirmando que sua eleição “contribuirá positivamente para o fortalecimento das práticas de governança, a melhoria da gestão estratégica e o alinhamento com os interesses dos acionistas e stakeholders”.

A Vale informou que seu CA está avaliando as medidas necessárias para a convocação da AGE. O fato relevante divulgado pela companhia é assinado pelo seu vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores, Marcelo Feriozzi Bacci.