Patrocinadora na berlinda | Supre prevê aumento no número de assi...

Edição 301

 

Desde que a Anatel abriu um processo contra a operadora de serviços de telecomunicações Sercomtel, no final do ano passado, que a Supre Previdência vive momentos de incerteza. Tendo como principal patrocinadora a operadora de telefonia da região de Londrina, no interior do Paraná, a Supre aguarda a decisão do órgão regulador que pode resultar na caducidade da concessão de telefonia fixa da operadora e na cassação das suas licenças para operar celular e banda larga no município paranaense.
Segundo o presidente da Supre Previdência, Paulo de Souza, a fundação e seus participantes estão atualmente em compasso de espera diante desse cenário de indefinição, aguardando o desfecho do caso que envolve sua patrocinadora.
Ele explica que há um contingente importante de participantes da entidade que seguem na ativa, embora já reúnam as condições necessárias para fazer a solicitação da aposentadoria. “Caso venha a ser decretada a caducidade de fato, devemos ter um aumento importante no número de assistidos”, prevê o dirigente. A Supre é uma fundação de pequeno porte, com 401 participantes assistidos, 475 ativos, e Patrimônio Líquido de R$ 243 milhões.
O presidente da Supre diz que, por conta da falta de previsibilidade, hoje não há perspectivas de que iniciativas como planos de fomento ou outras ações similares possam vingar na fundação. Souza está à frente da Supre desde 2014, com o encerramento de seu mandato previsto para julho de 2018. O processo eleitoral para a escolha da nova diretoria deve começar entre abril e maio deste ano e até o momento não há uma definição sobre quem deve ser indicado ou até mesmo sobre um eventual novo mandato. “Não há nada definido sobre isso, até porque não é uma decisão só minha”, diz Souza.

Sercomtel – A Sercomtel informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronunciaria a respeito do processo aberto pela Anatel, uma vez que o mesmo ainda está em andamento, e levando em consideração que os maiores interessados (os funcionários) ainda não tiveram a oportunidade de se reunir com os responsáveis na empresa para debaterem as possibilidades, caso venha a se confirmar a cassação.
O processo aberto pela Anatel questiona a capacidade econômico-financeira da Sercomtel de continuar operando de forma contínua como concessionária dos serviços de telefonia fixa e móvel na região, assim como na área de comunicação multimídia. O processo para cassar a concessão da operadora na telefonia fixa está sob análise da Procuradoria da agência, que depois deve ir para a área técnica e então voltar ao Conselho para uma definição. Procurada pela revista para comentar o caso, a Anatel não respondeu aos pedidos de entrevista.
Quando da abertura do processo, em agosto de 2017, a Anatel informou que tomou a decisão com base no monitoramento das atividades da empresa em curso desde 2012, a partir de informações coletadas e em análises elaboradas pelas áreas técnicas da agência. Segundo essas avaliações, foi identificado um cenário econômico-financeiro de notável complexidade que obriga a buscar soluções de curto prazo para a manutenção da prestação dos serviços.

Investimentos – Quanto aos investimentos da Supre em 2018, o presidente da fundação explica que estão nos planos ampliar a exposição em renda variável, tanto no mercado doméstico quanto internacional, além de iniciar a alocação em multimercados estruturados. No ano passado, com uma posição de 93% em títulos públicos, a entidade conseguiu bater a meta atuarial com rentabilidade acumulada de 10,18%, contra uma obrigação de 7,70%. Os 7% restantes da carteira estão distribuídos em renda variável, doméstica e global, carteira de empréstimos e um imóvel. “O ALM indicou que vamos precisar diversificar nossos investimentos durante o ano”, pondera Souza.
A alocação no exterior da Supre Previdência se dá atualmente por meio de um fundo da Bradesco Asset Management (Bram) e a fundação avalia para os próximos meses o ingresso em um fundo global de renda fixa com hedge. No momento o fundo de pensão estuda as ofertas disponíveis no mercado com essas características.