Edição 254
Um acordo entre a Mongeral Aegon e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está abrindo as portas para que um grupo de 300 empresas possa criar planos de benefícios patrocinados para seus funcionários. O plano denominado Tecprev foi lançado no mês de outubro passado com a adesão inicial de seis empresas, que somam 160 participantes. A expectativa é que novas adesões sejam realizadas ao longo do primeiro ano para que o número de participantes alcance cerca de 1500.
“O plano é o único no Brasil a ser pensado especificamente para os profissionais do setor de tecnologia”, afirma o presidente da Acate, Guilherme Bernard. Segundo o representante, o desenvolvimento desta iniciativa por parte da associação levou pouco mais de um ano e é vista como um diferencial para área de tecnologia da informação (TI) em que os profissionais talentosos são os pilares do negócio. É um setor que tem enfrentado uma rotatividade alta. O grupo das primeiras patrocinadoras é formado pelas seguintes empresas: Agriness, Link Precision, Power Opticks, Catamoeda, Boreste e Reason.
“É um setor muito especializado que depende da atração e retenção de talentos. Por isso, esperamos forte nível de adesão”, diz Eugênio Guerim Júnior, diretor de previdência privada da Mongeral Aegon. Diferente de outros planos de associações, que são criados na modalidade de “instituídos”, em que apenas o participante faz a contribuição, os novos planos das empresas catarinenses são oferecidos na categoria de “patrocinados”. Neste caso, os planos são mais atraentes para os funcionários, que além do aporte individual, também recebem uma contribuição da empresa.
A média de entradas mensais para cada participante está prevista para R$ 126. Caso a expectativa de adesões do primeiro ano seja confirmada, a entrada mensal de recursos vai girar em torno de R$ 200 mil.
Multipatrocinado – Os novos planos serão administrados pelo fundo de pensão multipatrocinado da própria Mongeral Aegon. Até agora, o fundo de pensão contava apenas com patrocinadoras do grupo da seguradora. As seis empresas catarinenses são as primeiras patrocinadoras fora do grupo. A gestão dos recursos ficará por conta da asset da Mongeral, que foi constituída recentemente (início do segundo semestre de 2013). Já a administração dos benefícios fica por conta da Data A, que é uma consultoria atuarial em que a Mongeral também se tornou uma das sócias.
Após o lançamento, a Mongeral já começou a contatar as demais empresas associadas à Acate para oferecer novos planos. “São mais de três centenas de empresas que atuam em diversas áreas, como sistema bancário, agricultura e desenvolvimento de games”, diz o diretor da Mongeral. Em todo caso, para que o funcionário tenha acesso ao plano, é necessário que a empresa a qual está vinculado, decida oferecer o benefício. As empresas são de tamanhos variados, tendo de 10 a 2000 funcionários.
“Poderíamos entrar em contato diretamente com as empresas, mas o trabalho seria muito mais difícil. Por isso, acreditamos que o acordo com as associações é um modelo muito eficaz para oferecer planos fechados para um conjunto cada vez maior”, diz Guerim Júnior.
A Mongeral tem focado o crescimento dos planos de previdência através de acordos com associações de classe e empresariais. Atualmente presta serviços de benefícios de risco (morte e invalidez) e gestão de ativos e passivo para 28 fundos de pensão. Os mais conhecidos fazem parte do sistema OABPrevs – dos advogados. A seguradora administra também um plano para a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) desde 2008. Outros dois planos instituídos contam também com os serviços da Mongeral, da associação dos policiais militares de Santa Catarina e da Federação Nacional dos Contabilistas.