Edição 73
Mesmo com o aumento da concorrência, o CCF Fundo de Pensão continua com a liderança assegurada no mercado de multipatrocinados. O fundo do banco francês registrou a adesão de 12 novas patrocinadoras no ano passado. “Nosso crescimento em 1999 foi excelente”, diz Bernard Mancier, presidente do grupo CCF no Brasil. “Crescemos mais que no ano anterior e superamos a marca de R$ 1 bilhão de patrimônio”.
No total, o mercado de multipatrocinados recebeu 46 novas patrocinadoras no ano passado, 15% a mais que as 40 que ingressaram nessa modalidade de fundo em 1998. Juntas, as três entidades que mais cresceram – CCF, BB Previdência e Bradesco Multipensions – conseguiram a adesão de 24 novas patrocinadoras em 1999, o que representa mais da metade do total.
“Depois de um início de ano difícil, o mercado recuperou-se no segundo semestre de 1999 e terminou o ano bastante aquecido”, diz Rogério Aguirre, coordenador do CCF Fundo de Pensão. A previsão para este ano é de um crescimento ainda maior. “Estamos em fase final de elaboração de seis novos planos de benefícios que devem começar a funcionar ainda no primeiro trimestre”, ilustra.
Com o resultado do ano passado, o CCF atinge a marca de 165 patrocinadoras e mais de 50 mil participantes. Em 1998, o fundo do CCF havia conseguido a adesão de 11 empresas, resultado idêntico ao do Multiprev, multipatrocinado do Citibank. No ano passado, o Multiprev registrou apenas uma nova patrocinadora.
Apesar da liderança de mercado do CCF, a BB Previdência e o Bradesco Multipensions começam a ganhar espaço neste mercado. O fundo múltiplo do Banco do Brasil recebeu a adesão de 7 novas empresas em 1999, enquanto o Multipensions registrou a entrada de 5 novas patrocinadoras.
Além do avanço destes fundos, a concorrência do mercado vem ficando mais acirrada devido ao surgimento de multipatrocinados não vinculados a instituições financeiras. A Petros, por exemplo, obteve a adesão de duas novas patrocinadoras em 1999, a YPF (petrolífera argentina) e a GEN (empresa portuária). O Mercer MasterTrust, por sua vez, recebeu a entrada de três novas empresas.
Outra porta de entrada no sistema de multipatrocinados foi aberta pelas entidades ligadas às federações das indústrias estaduais. A Indusprev e a Previndus, patrocinadas pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Rio de Janeiro (Firjan) respectivamente, tiveram juntas a entrada de nove novas associações pertencentes aos sistemas Sesi, Senai e Sebrae de seus estados.
Inovações – Para se manter na liderança do mercado de multipatrocinados, o fundo de pensão do CCF tem procurado adotar algumas inovações. Um exemplo recente é a criação de uma carteira cambial para as patrocinadoras e seus participantes. Desde o mês de dezembro passado, as empresas que possuem planos com a entidade podem alocar parte das reservas em uma carteira constituída de títulos que se propõe a acompanhar a variação do dólar. “A nova carteira cambial é direcionada basicamente para os funcionários estrangeiros das empresas multinacionais que participam de nosso fundo de pensão”, explica o presidente do CCF, Bernard Mancier.
A próxima mudança no CCF será a incorporação do mecanismo de escolha do perfil dos investimentos diretamente pelo participante do plano. A entidade já está realizando os primeiros testes desta nova ferramenta que permitirá ao participante optar entre quatro perfis de carteira: conservador, moderado, agressivo e cambial.
O CCF não é o primeiro a oferecer o mecanismo de escolha do perfil e a carteira cambial aos participantes. Antes dele, o Múltipla, multipatrocinado do Credibanco, já havia oferecido ao participante a opção do perfil de investimento cambial (ler matéria na edição n° 69). O Múltipla conseguiu a adesão de 4 novas patrocinadoras em 1999, todas pertencentes à multinacional West Vaco, fabricante de embalagens de papelão.
Estratégia comercial – A BB Previdência está preparando uma estratégia comercial mais agressiva com o objetivo de aumentar o ritmo de crescimento do fundo neste ano. Para isso, o multipatrocinado está começando a trabalhar com uma equipe de consultores de previdência espalhados em oito estados. A entidade pretende, desta forma, descentralizar a equipe de consultores que antes estava sediada exclusivamente em Brasília.
A BB Previdência promoveu o treinamento no final do ano passado de 12 consultores que já estão trabalhando nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas, Bahia e Ceará. “Com o novo sistema de consultores, pretendemos conseguir a entrada de pelo menos 20 novas patrocinadoras ao nosso fundo até o final do ano”, afirma Ivan Diniz Oliveira, diretor superintendente da BB Previdência.
Segundo ano – Outro fundo que deve ampliar o raio de atuação no decorrer deste ano é o Multipensions. Criado no final de 1998, o multipatrocinado do Bradesco inicia seu segundo ano de atividades com 8 patrocinadoras e cerca de 14 mil participantes. Por enquanto, a entidade obteve um crescimento rápido devido ao ingresso de empresas que já patrocinavam outros fundos de pensão. O Multipensions recebeu a adesão da TAM e da Supervia, que saíram respectivamente do Aerus e da Refer.
“Depois de passar o ano passado resolvendo questões de transferência de reservas e participantes de outros fundos para o Multipensions, agora neste ano pretendemos conseguir novas adesões”, prevê Jair
de Almeida Lacerda, diretor técnico da Bradesco Previdência.