Nota da Capef informa aos participantes sua exposição ao BRB

Frente aos rumores de mercado que o BRB (Banco de Brasília) pode vir a enfrentar dificuldades por conta dos negócios que tinha com o Banco Máster, a Capef (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil) publicou nota em seu site informando sua exposição aos ativos do BRB. Segundo a nota, a fundação adquiriu Letras Financeiras (LFs) do BRB em 15/05/2024 e 26/07/2024, com 88% dos vencimentos marcados para 14/12/2027.

A nota esclarece que, à época, não havia a possibilidade de se adquirir títulos para marcar na curva. Além disso, as aquisições “ocorreram bem antes das recentes notícias envolvendo o BRB”. A exposição da fundação ao BRB representa cerca de 0,6% do Plano CV I, que registrava patrimônio de R$ 3,19 bilhões em dezembro de 2025. Portanto, a exposição da Capef ao BRB corresponde a aproximadamente R$ 19 milhões.

Ainda segundo a nota, “ressalta-se que, na data de aquisição dos ativos, o emissor BRB atendia integralmente e de maneira cumulativa a todos os filtros, critérios técnicos e parâmetros de elegibilidade previstos na Política de Investimentos e no Manual de Investimentos da Capef, especialmente aqueles relativos à alocação em emissões privadas de crédito, incluindo requisitos de porte, solvência, indicadores prudenciais, rating mínimo e ausência de prejuízo líquido, conforme normativos internos e regulamentação aplicável às EFPC”.

A entidade explica que “até o momento, não há qualquer indicação de risco de não recebimento dos recursos aplicados. Ademais, a Capef possui uma carteira diversificada, com rigorosos limites por emissor, o que mitiga riscos de concentração e assegura a proteção dos recursos dos participantes. A eventual materialização de eventos adversos relacionados ao emissor não compromete a solidez, nem o equilíbrio do Plano CV I”.