A Invepar anunciou nesta segunda-feira (20) ter assinado um acordo com a Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi, transferindo a esse 60,3% do capital social da Lamsa, a concessionária responsável pela operação da Linha Amarela, no Rio de Janeiro (RJ). Com isso a Invepar, sociedade controlada pela Previ, Petros, Funcef e pelo fundo Fip Yosemite (gerido pela Monte Capital), liquida sua dívida de R$ 349,7 milhões com a Mubadala.
Essa operação, que ainda depende de aprovação do Cade e da Prefeitura do Rio, mantém 39,7% das ações da Lamsa nas mãos da Invepar. Além da dívida com a Mubadala, liquidada pelo acordo, a empresa mantém dívidas de pouco mais de R$ 1,1 bilhão com Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, BDMG e com os próprios fundos de pensão que são seus acionistas.
Já sem o Mubadala entre os credores, a Invepar anunciou a prorrogação do acordo de standstill com os demais credores, suspendendo a cobrança das dívidas até 29 de dezembro de 2025. O acordo busca dar fôlego financeiro à companhia enquanto negocia uma reestruturação global de seu passivo. Esta é a quarta vez que a Invepar renova o standstill desde o início da crise, em 2020.
Embora tenha perdido o controle da Linha Amarela, a Invepar segue como controladora das operações do Aeroporto de Guarulhos (SP) e de rodovias na Bahia, Minas Gerais e Goiás.