Edição 80
A Icatu Hartford, seguradora que anunciou no início deste ano a disposição de abrir novos canais de distribuição para o seu PGBL, tem sido mestra na costura de acordos com empresas de asset management com esse objetivo. O último deles foi com a Mercatto, uma asset carioca, mas antes dela a Icatu Hartford já tinha acertado parcerias com a Fibra e com a UBS.
Mas a temporada de acordos não pára por aí. “Temos outros contratos em fase final de negociação”, garante o diretor comercial corporate da Icatu Hartford, Luiz Cláudio Friedheim. “Em breve eles serão anunciados”.
Para a seguradora, a parceria com as assets permite alavancar a comercialização do seu produto, mesmo sem contar com uma rede de distribuição tão ampla como as concorrentes ligadas aos grandes bancos de varejo, como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú ou Real. Antes das parcerias, a distribuição do PGBL da seguradora limitava-se ao segmento corporate e aos clientes da BBA Capital Icatu, asset ligada ao grupo.
O PGBL lançado em parceria rende para a Icatu Hartford a taxa de carregamento e, eventualmente, uma parte da taxa de administração financeira. Outra vantagem da parceria é que, no futuro, a seguradora poderá oferecer aos clientes diversas alternativas de gestor. “Com a evolução do mercado de previdência privada a médio e longo prazo, poderemos abrir ao cliente a possibilidade de escolha do gestor”, prevê o diretor da Icatu Hartford. “Desta forma, o cliente poderia mudar de gestor sem ter que mudar de operadora do plano”.
Na outra ponta estão as assets, que dependem das seguradoras para lançar planos do tipo PGBL. Como muitas delas não pertencem a grandes grupos financeiros, com seguradoras inclusive no grupo, são obrigadas a buscar externamente acordos com operadoras de previdência para lançar PGBLs.
A Fibra DTVM é um desses casos. Ela tinha a intenção de começar a comercialização de planos de previdência através da rede do banco da instituição, o Banco Fibra, mas como o grupo não tem uma companhia seguradora a asset saiu a mercado em busca da parceria de uma. Após conversar com quatro seguradoras, a Fibra acabou escolhendo a Icatu para a parceria. “Queríamos oferecer o produto para nossos clientes private e a forma encontrada para viabilizar o projeto foi a parceria com a Icatu”, diz Renato Soriano, diretor responsável da Fibra DTVM.
A Fibra lançou dois tipos de PGBLs em parceria com a Icatu no final de maio passado. Um deles é atrelado a um fundo com 100% dos ativos em renda fixa e o outro conta com até 30% dos recursos em renda variável. A princípio, a asset pretende oferecer o PGBL apenas para pessoas físicas, mas no futuro pretende abrir a captação também para clientes do tipo corporate. A taxa de carregamento é de 0,38%, que fica com a Icatu, enquanto a taxa de administração, de 2%, é dividida entre a seguradora e a Fibra.
A Mercatto Gestão de Recursos seguiu caminho semelhante e lançou, no início de junho, um PGBL em parceria com a Icatu Hartford. “Estávamos percebendo o crescimento do mercado de previdência privada, sobretudo do PGBL, e não quisemos ficar de fora”, afirma Orlando Corrêa, sócio-diretor da Mercatto. Segundo ele, o PGBL será oferecido aos clientes da asset ao lado de outros fundos de investimentos.
O PGBL faz parte de uma estratégia de diversificação de produtos do gestor. O PGBL da Mercatto é do tipo composto, podendo chegar a até 49% de concentração em renda variável. A taxa de carregamento é de 0,38% e a de administração de 3%.
O grupo UBS AG é outra instituição que fechou parceria com a Icatu Hartford para constituir o PGBL. A diferença entre a UBS e as duas assets acima, a Fibra e a Mercatto, é que a UBS incluiu os seus próprios funcionários no plano, além de oferecê-lo aos clientes externos. Desta forma, a UBS AG entrou na condição de patrocinadora do plano, permitindo a adesão dos funcionários das três empresas do grupo – UBS AG, a asset UBS Brinson e o banco de investimento Warburg Dillon Read.
Essa estratégia da UBS permitiu que seu plano, lançado em março passado, já nascesse com um patrimônio de cerca de R$ 2 milhões.