Edição 113
Custos menores, ganhos de produtividade e melhor relacionamento com os participantes são o resultado da adesão da Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul (Fapers) ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), em 1999. O programa, encampado pelo governador gaúcho Alceu Collares, constituiu-se numa associação civil, espécie de ONG, e reúne cerca de 5,2 mil empresas e associações de diversos segmentos e portes no Rio Grande do Sul, entre elas também as fundações Eletroceee, pioneira na adesão, Indusprevi e Corsan.
Perto de completar 21 anos, o que acontece em 24 de março próximo, a fundação comemora os resultados do Sistema de Gestão Fapers. “Ele veio profissionalizar a administração da fundação, que tem em torno de 1,2 mil participantes e patrimônio de R$ 70 milhões”, conta o diretor de seguridade Bruno José Ely. Ele explica que o plano ajuda a criar parâmetros de procedimentos, que vão desde a criação de ambiente mais saudável de trabalho até o desenvolvimento de incentivos para participantes do fundo. “Mais que resultados, o objetivo é implantar na cultura gerencial da fundação essa filosofia e fazer com que os funcionários otimizem os processos. Toda fundação, independentemente do tamanho, deveria ter um.”
O Sistema de Gestão Fapers definiu em oito projetos o planejamento estratégico para o período 1999/2002: gerenciamento do plano previdenciário misto; sistema de gestão; comunicação com participantes; ampliação da concessão de empréstimos financeiros; apoio ao grupo de promoção dos aposentados e pensionistas; planos de saúde para aposentados e pensionistas; investimento e patrimônio; e campanha para adesão de novos participantes.
Plano de saúde – Motivo de comemoração foi a criação do plano de saúde para aposentados e pensionistas pela patrocinadora, e que já conta com a adesão de 50 dos 176 inativos. Enquanto o ativo paga 1,8% do salário base, o aposentado tem 3,84% incidindo sobre o salário-base da época de desligamento. Segundo Ely, a adesão só não foi maior porque algumas pessoas ou procuraram planos de saúde por conta própria ou têm ajuda familiar. Já a implantação do conceito 5 S (senso de organização e seleção, de ordem, de limpeza, de conservação e de autodisciplina) resultou em significativa melhora nas condições de trabalho, higiene, limpeza e descarte de documentos e melhor arranjo das instalações.
Nesse momento o desafio é descrever todos os processos da fundação relacionados à atividade principal e identificar e mapear procedimentos administrativos e de relacionamento com fornecedores, hoje guardados na cabeça da equipe. Nada no papel. Outro desafio é trazer para a fundação os cerca de mil funcionários da patrocinadora ainda fora do fundo. Para tanto, foi lançada uma campanha que inclui uma série de reuniões nos dez escritórios regionais da patrocinadora no interior do Estado, com a presença da diretoria, formada por Terezinha Marques Flor, diretora-superintendente; Arno Borowski, diretor financeiro; além de Bruno José Ely, da Seguridade.