Lives, curtidas, seguidores, app e interatividade em tempo real são características do universo digital que já fazem parte da realidade de algumas fundações de previdência, principalmente como estratégia de comunicação e divulgação de planos instituídos, especificamente os planos familiares. O foco principal é a educação financeira, abordando a temática a partir da discussão sobre a reforma de previdência social, que tomou conta do País.
“No momento em que se decidiu desenvolver e implementar um produto para as famílias, foi preciso pensar em uma forma de comunicação com esse público”, explica Elizabeth Teixeira, diretora de Seguridade da Valia, que estreou sua página no Facebook no final de março. “Há a necessidade de expandir a comunicação e usar outros meios que não se tinha utilizado para alcançar essas pessoas.” Elizabeth conta que a Valia já realizou duas ‘lives’ – transmissão ao vivo – no Facebook da apresentação de um renomado especialista explicando a proposta da reforma da previdência, sendo que a segunda respondia a dúvidas dos participantes em tempo real. “A audiência chegou a 3 mil visualizações, sendo a que a página, em pouco mais de um mês, já tem cerca de 2.400 seguidores”, afirma. “A página tem nota média de 4,9, com alcance semanal de 30 mil pessoas.” O lançamento aconteceu com a publicação de um vídeo apresentando os resultados de 2018 da entidade. “O balanço foi resumido e condensado e o vídeo teve dez vezes mais acessos que o balanço publicado no site oficial da fundação”, pontua.
O plano família da Valia ainda não foi lançado, mas a estratégia da Valia é justamente atrair e orientar os potenciais participantes sobre as vantagens do produto. “Quando o plano família for lançado oficialmente, as família já estarão envolvidas com a fundação por meio das redes sociais, afirma Elizabeth. “Queremos que elas tenham o plano como um sonho de consumo.”
Proximidade – A diretora da Valia reforça, ainda, que a presença nas redes sociais também deve aproximar mais os próprios participantes das atividades da fundação. Até março, os meios de comunicação com os participantes eram os comuns: e-mail e os canais internos das patrocinadoras. “É uma forma de estar mais próximo da Valia”, ressalta, acrescentando que a página também é um canal de interatividade com os participantes. “A maioria dos comentários é positiva, mas quando é negativo, a gente tem a chance de se posicionar e esclarecer as questões quase que imediatamente.” A maior proximidade da fundação com o participante também é um dos objetivos da Previ. “A comunicação digital aproxima ainda mais o associado da Previ”, afirma Simone Monteiro, gerente executiva de Comunicação e Marketing da entidade, que tem um canal no YouTube desde 2014, com mais de 2.600 inscritos. “O relacionamento de um associado com seu fundo de pensão é, provavelmente, o mais longo que ele terá na vida, fora do círculo familiar. Estamos falando de uma relação que começa, muitas vezes, no início da vida laboral, se estende pelo período de aposentadoria e, em muitos casos, se prolonga por meio de pensões.”
Simone explica que o foco principal do canal no YouTube é educação previdenciária. “Nosso objetivo é atingir, principalmente, os participantes do Previ Futuro, o plano de Contribuição Variável.” No PreviFuturo, explica ela, os associados fazem a cogestão do plano, escolhendo perfis de investimento e aportando recursos próprios quando o orçamento permite. “Para uma geração que parece até mesmo desconhecer o significado da palavra aposentadoria, pelo menos da forma como seus pais e avós experimentaram, e que muitas vezes mantém uma relação fugaz com a empresa na qual trabalha, pensar em fazer aportes sistemáticos, acompanhar rentabilidades e pensar em ciclos de vida soa como algo desnecessário no curto prazo. A questão é que o longo prazo, por mais longo que seja, sempre chega”, pontua.
Além do canal no YouTube, a Previ lançou, há cerca de um ano, o aplicativo para dispositivos móveis – mais conhecido como app – com o objetivo de levar “para a palma da mão” toda a informação necessária para a tomada de decisão sobre os planos de benefícios. “Desde a sua estreia, o app Previ foi evoluindo para ajudar o associado nas tomadas de decisão que irão influenciar no seu benefício futuro e auxiliá-lo sobre a importância da educação previdenciária, com serviços como o Meu Benefício, um simulador em que os participantes do PreviFuturo podem escolher um benefício-alvo e comparar até três cenários de planejamento de aposentadoria”, conta Simone.
Top hits – A estratégia de se aproximar do público jovem pelas redes sociais também foi adotada pelo Sebrae Previdência, que passou a publicar podcasts sobre investimentos na plataforma de streaming Spotify. No primeiro programa do canal SebraeprevCast, o presidente da entidade, Edjair Alves, e diretor de Administração e Investimentos, Victor Hohl, falaram sobre investimentos, plano família, gestores de investimentos, entre outros assuntos referentes. “O podcast colocará em pauta vários temas, como investimentos, educação financeira e previdenciária, relacionamento com o participante, regulamento dos planos, além de responder às perguntas do público tirando eventuais dúvidas”, explica a entidade, ressaltando que o objetivo é “alcançar o público mais jovem, que possui características multitask e consome diferentes tipos de mídia”.
Ao contrário da Previ, que pretende focar sua comunicação no YouTube, a Valia vai utilizar a experiência do Facebook para ampliar a presença da entidade em outras plataformas, como Instagram, LinkedIn, além do YouTube. “É uma mídia viva que tem que ser alimentada constantemente senão as pessoas abandonam”, avalia Elizabeth.