Edição 74
O crescimento do setor de previdência privada no Brasil está provocando aumento da demanda por profissionais especializados nesta área por parte das instituições financeiras e fundos de pensão. A procura por estes profissionais, por sua vez, está exigindo a criação de cursos de capacitação que começam a ser oferecidos por algumas universidades. Veja abaixo uma relação dos cursos universitários existentes no país voltados para a previdência privada.
– Salvador – As entidades fechadas de previdência privada do Estado da Bahia – Bases, Ecos, Fabasa, Faelba e Odeprev – organizaram, em conjunto com a Unifacs, o primeiro curso de “Gestão Securitária e Previdenciária” da região Norte-Nordeste. O curso de pós-graduação “lato-sensu” será em Salvador e terá duração de 15 meses. Existe a possibilidade de extensão para mestrado. O início das aulas está previsto para abril. Na modelagem do curso, buscou-se abranger todas as matérias pertinentes à atuação dos profissionais das áreas securitária e previdenciária, acompanhando os currículos dos cursos realizados em outras regiões do País.
– Brasília – Está sendo criado o primeiro curso de contabilidade voltado para a área de previdência privada oferecido ao nível superior de graduação. O curso será ministrado pelo contabilista Paulo Chagas, gerente administrativo do fundo de pensão do Banco Central (Centrus), aos alunos da Universidade Católica de Brasília. O objetivo do curso é fornecer uma formação básica para que os estudantes de ciências contábeis possam adquirir especialização para lidar com as regras tanto de entidades fechadas como abertas de previdência privada. Apesar de ser matéria optativa da faculdade, o curso teve as 50 vagas preenchidas em menos de 48 horas após a abertura das inscrições.
– Rio de Janeiro – a Universidade Federal do Rio de Janeiro está formando a quarta turma de seu MBA em previdência privada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Estudos Aplicados à Seguridade (Ideas). Nos anos anteriores, a organização do MBA contava com a participação do fundo de pensão Petros, que agora permanece apenas como apoiador do projeto. O curso se destina à formação e especialização de diretores, gerentes e profissionais que atuam no setor de previdência privada tanto aberta como fechada. O MBA deste ano adota um programa mais amplo em comparação aos anos anteriores, quando o curso focalizava apenas o segmento das entidades fechadas.
– Curitiba – Está sendo formada a segunda turma do curso de pós-graduação “Gestão em Previdência” na PUC do Paraná. A organização do curso é uma parceria entre a universidade e a Previpar (Associação dos Fundos de Pensão do Paraná). A especialização tem a intenção de focar os segmentos de previdência aberta e fechada e seguros, além de oferecer um módulo opcional de capacitação na área de assistência à saúde.