Cresce disputa por planos de previdência de estados e municípios

peças encaixeA Previc aprovou o plano Prev Mais, da Prevcom MG, para adesão de estados e municípios, entes federativos que têm até a data de 12 de novembro para criar planos de previdência complementar aos seus funcionários públicos com salários acima do teto do INSS. Com a publicação da portaria da Previc no Diário Oficial da União desta terça-feira (18/05), criando o novo plano da Prevcom MG, mais um player passa a disputar esse concorrido mercado.
A disputa pelos planos dos entes federativos tem crescido com a aproximação da data final de 12 de novembro, estabelecida pela Emenda Constitucional Nº 103, que instituiu a Reforma da Previdência. O principal player nessa corrida é a Prevcom-SP, que já abriga os planos exclusivos dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e do município de São Paulo, além dos planos das cidades de Birigui, Guarulhos, Jales, Louveira, Osasco, Ribeirão Preto e Santa Fé do Sul incluídos no multipatrocinado Prevcom Multi.
Mas há outras fundações que correm por fora, em busca de um pedaço desse grande mercado que se abriu para os fundos de pensão. Uma delas é a Aprev do Servidor, denominação adotada pela Curitiba Prev para ganhar uma abrangência maior na disputa pelos planos dos entes federativos, principalmente do estado do Paraná e do Vale do Itajai, em Santa Catarina. Representantes dessa instituição têm visitado os municípios dessa região em busca de adesões.
Outra fundação empenhada na busca por adesões de entes federativos, principalmente dos estados e municípios nordestinos, é a PrevNordeste. A fundação já reúne funcionários públicos dos estados da Bahia, Piaui e Sergipe, e tem feito palestras frequentes a associações de funcionários públicos da região Nordeste, mas não tem se restringido à essa determinação geográfica e tem palestrado, inclusive, para associações de funcionários públicos de outros estados, como os de Goiás por exemplo.
Em Santa Catarina, estado com 69 Regimes Próprios de Previdência (RPPS), já há também um plano na disputa pelo filão. Trata-se do SCPrev Mais, da  Fundação SCPrev, que foi aprovado pela Previc há cerca de um mês.
Na esfera das entidades multipatrocinadas ligadas à instituições financeiras, os destaques são a BB Previdência e a Mongeral Aegon, ambos com plataformas já estruturadas para receber adesões de planos previdenciários de estados e municípios. Ambas têm colocado seus executivos de vendas na estrada para visitar dirigentes municipais e estaduais e fazer palestras à associações de funcionários públicos.
Também estudam criar plataformas para abrigar os planos dos entes federativos, mas ainda sem uma definição nesse sentido, a Previsc e a Icatu Previdência.