Aposentados na sala virtual | Depois de seduzir milhares de inter...

Edição 112

Mais conhecido como chat, o instrumento de interatividade que mais tem atraído crianças, jovens e adultos no mundo inteiro, vira recurso de integração entre os mais de 5 mil aposentados na Fundação dos Empregados de Furnas Centrais Elétricas, a Real Grandeza, do Rio de Janeiro.
Depois de algumas alterações para facilitar a visitação dos idosos, o chat, desenvolvido pela consultoria Nexxy Capital, de São Paulo, poderá ser acessado pelo próprio site da entidade já a partir da primeira quinzena de fevereiro. Entre as mudanças estão o aumento do corpo da letra e a não obrigatoriedade de se ter um nick name (apelido). Serão cinco salas com capacidade para vinte pessoas cada uma discutindo uma boa variedade de temas. Um sistema de busca vai ajudar o visitante a encontrar o endereço eletrônico de seus ex-companheiros. Está previsto também um fórum para exposição de idéias e trabalhos pessoais. Para estimular ainda mais a interação, a Real Grandeza pretende oferecer um espaço na própria fundação para os participantes que não têm Internet em casa. Segundo a gerente de comunicação da Real Grandeza, Patrícia Peixoto, a novidade vai reunir aposentados que atuavam em usinas hidrelétricas de diferentes Estados. “O fator integração social é visto como o principal benefício das salas de bate-papo”, afirma.
A novidade pode ser aplicada também por outras fundações, até mesmo pelas que não têm home page própria. Isso porque a Abrapp colocou em funcionamento, em novembro, o Portal da Previdência, fruto de uma parceria também com a consultoria Nexxy Capital. Assim, as salas virtuais das fundações podem ser acessadas através do Portal da Previdência. “Abrindo a possibilidade de visitar o chat por duas vias, não damos desculpas àquelas entidades que alegam a falta de um site próprio para justificar seu desinteresse na ferramenta”, comenta a diretora de marketing do Portal da Previdência, Helena Valença, que espera a adesão ao Portal de pelo menos 80% dos fundos associados à entidade. Segundo Fabrício Martins, diretor de tecnologia da Nexxy Capital, a ferramenta chega às fundações e associações de aposentados com um custo até 20% menor, se comparado aos preços de mercado. “O custo mensal para a manutenção do chat, uma média de R$ 250 por mês, não é influenciado pelo tamanho da entidade”, assegura Martins.

União reduz custos e democratiza a informação
Compartilhar os custos do monitoramento da rentabilidade dos investimentos com outros fundos foi o que motivou a Fundação Forluminas de Seguridade Social – Forluz, a Previndus, Mendesprev e Caixa de Assistência e Aposentadoria dos Funcionários do Banco do Estado do Maranhão – Capof, a fechar contrato com a empresa MyPortfolio, braço Web da consultoria de tecnologia paulista YMF. Com uma estrutura própria de back-office (área de controle dos ativos), a empresa permite às fundações deslocar para outras atividades os profissionais antes atuantes nessa área, um número que pode variar de 2 a 12 pessoas.
Outros clientes, além dos fundos, são as consultorias. Os serviços da MyPortfolio foram contratados pela americana William M. Mercer e a brasileira Risk Control – esta última na forma de parceria. “Dividindo os mesmos clientes, a Risk e a MyPortfolio construíram uma estrutura de site que os permite visualizar, em um único lugar, o controle dos ativos e o risco dos investimentos. Integrados on-line, os sites das duas empresas atualizam a posição de seus clientes automaticamente”, comenta o presidente da YMF, Yuryi Ferber.
O uso da Web tem outra vantagem: democratização da informação. O que antes era disponível para poucos passa a ser conhecido pelos participantes, afinal, a quem mais interessam os dados. Com foco voltado para as fundações de pequeno e médio porte, a MyPortfolio pretende fechar este ano com uma carteira de 16 novos clientes – incluindo aí fundos grandes.