Edição 103
O instituto de previdência de Caraguatatuba é a nova sede da Associação Paulista de Entidades de Previdência Municipal (Apeprem), que congrega cerca de 35 regimes próprios no Estado de São Paulo. A escolha pelo instituto aconteceu no último dia 22 de agosto, em São Paulo, em um evento patrocinado pelo Banco Fator, especializado na administração de recursos, no qual foi decidido a nova composição da diretoria da associação e alguns pontos do estatuto que a rege.
A alteração do estatuto se deu especialmente para que a eleição de Aílton de Carvalho Jr., presidente do instituto de Caraguatatuba, fosse possível. Isso porque, pelo antigo regulamento, o dirigente de um instituto só era elegível se estivesse no mínimo há seis meses no cargo. Como Carvalho estava há dois meses na presidência do regime de sua cidade, era teoricamente impossível sua eleição. O jeito, então, foi alterar o ponto de entrave, permitindo que um dirigente de fundo filiado seja eleito presidente da associação sem limite de tempo no exercício de função.
Para o novo presidente, o fundamental agora é revitalizar a Apeprem e reforçar a Associação Brasileira dos Institutos de Previdências Estaduais e Municipais (Abipem) e Associação Nacional de Previdência Municipal (Anaprem) – entidades que tratam da previdência estadual e municipal no âmbito nacional –, para que sejam analisadas mudanças na legislação que rege a previdência no serviço público. Carvalho quer, ainda, aumentar o atual número de institutos filiados até o final deste ano. Hoje, são 35 os regimes próprios associados à Apeprem, em um universo de 180 regimes próprios existentes.
“Quero dobrar o atual número de filiações até o final deste ano, por meio de visitas e até o envio de malas-diretas”, afirmou o presidente.