Aneprem elege nova diretoria | Entre as principais metas da nova ...

Edição 126

O 2º Congresso da Associação Nacional das Entidades de Previdência Municipal (Aneprem), realizado entre os dias 16 a 18 de outubro, em São José dos Campos, reuniu representantes de 152 institutos municipais de previdência de todo o País. No último dia do evento foi eleita a nova diretoria da entidade, que a dirigirá pelos próximos dois anos. A presidência coube à Sandra Maria Garcia de Oliveira, diretora financeira e presidente interina do Instituto de Previdência de São José dos Campos, e a vice-presidência fica com Affonso José Soares Filho, que deixa a presidência depois de quatro anos à frente da associação.
Entre os principais pontos do plano de ação da nova diretoria estão a capacitação de dirigentes dos regimes de previdência de Estados e Municípios, a criação de comissões regionais e a contratação de um atuário que, em tempo integral, tiraria dúvidas de diretores e presidentes dos institutos sobre finanças e legislação.
Segundo a nova presidente, a gradual profissionalização dos dirigentes dos institutos municipais será feita através de cursos e seminários que a Aneprem pretende realizar em conjunto com o Núcleo Atuarial de Previdência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já a partir de março de 2003. Quanto à contratação de um atuário, Sandra afirma que o processo de seleção será iniciado só no próximo ano.
No evento estiveram presentes o Ministro da Previdência, José Cechin, o diretor do departamento dos regimes de previdência públicos, Delúbio da Silva, e o coordenador geral de análise de investimentos da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), Fábio Ohara. Esse último abordou o tema previdência complementar para servidores públicos, seguindo os moldes do Projeto de Lei Complementar nº 9, que quando aprovada pela Câmara dos deputados transformará os atuais institutos Estaduais e Municipais em fundos de pensão.