Abrapp lança Portal da Previdência | Site chega para trazer tecno...

Edição 107

Portal da Previdência é o novo instrumento que a Abrapp lançou durante o 22o Congresso em Vitória (ES) fruto de convênio firmado com a Nexxy Capital. Inspirado no modelo japonês de gestão dos fundos de pensão, que usa as ferramentas de maneira compartilhada, gerando grandes economias de escala, o Portal funcionará como um meio de comunicação entre a entidade e os 278 fundos associados e vem beneficiar principalmente as pequenas e médias fundações.
Segundo estimativas da entidade, cerca de 30 dos maiores fundos concentram 70% dos R$ 140 bilhões de patrimônio dos fundos. “Por parte dos pequenos existe uma carência muita grande de informação, de avaliação de riscos, de estabelecimento de políticas de investimentos e, agora, mais do que nunca necessitam de uma tecnologia que venha a suportar eventos como a portabilidade, o vesting, a multiplicidade de planos e a escolha das carteiras de investimentos pelos participantes. O Portal se propõe a cobrir esse espaço, a estabelecer uma maneira de integração que possa disponibilizar tecnologia de ponta com custos compartilhados”, resume o superintendente da Abrapp, Devanir da Silva.
A proposta do Portal é reunir os chamados provedores de serviços em uma única plataforma de serviços. “Todos os temas e serviços oferecidos pelo portal terão avaliação da Abrapp, sob a ótica da visão institucional e da manutenção da chamada doutrina da previdência complementar fechada”, explica Silva, citando que, por exemplo, o fundo pode utilizar a plataforma tecnológica e fazer um atendimento on line, efetuar e-commerce ou, ainda, promover treinamentos à distância dos funcionários, gerando economia de tempo e de dinheiro.
“Por meio dessa tecnologia, pretendemos incentivar o treinamento à distância, a formação de gestores e técnicos dos fundos de pensão no Brasil, de forma mais econômica. É uma necessidade muito grande que identificamos junto aos fundos de médio e pequeno porte e pretendemos ocupar esse espaço, valorizando a profissionalização, o desenvolvimento de tecnologia, usando as experiências que temos no Brasil e colocando à disposição a experiência internacional, inclusive junto aos países da América Latina”, acentua Devanir.
Também pelo Portal da Internet será possível à fundação criar e manter sua própria página. “Apenas 10% das entidades possuem sua página na Web. O portal permite a concepção e, mais importante, a manutenção da página, com o conteúdo atualizado.” Outro projeto, desenvolvido pela Fipecafi, da USP, vai permitir desde o estabelecimento de uma política de investimentos, a sua operacionalização, passando por avaliação de risco, até o fornecimento de informações que devem seguir para a SPC.
“Cada ferramenta no Portal terá seu custo específico, cada contrato disponível está sendo negociado item a item e a intenção é oferecer valores compatíveis com os portes patrimoniais, para atender com baixo custo principalmente os fundos que estão fora do eixo Rio/SP”, diz Devanir. “O grande objetivo é instalar a cultura do uso da ferramenta compartilhada. Nosso objetivo é institucional, é a disseminação do conhecimento.”
O endereço do Portal da Previdência na Internet é
www.portaldaprevidencia.com.br.