Edição 59
Site permite aos dirigentes conversar e comparar experiências com
privacidade
A partir do mês de maio, os patrocinadores de fundos de pensão dos
Estados Unidos passaram a contar com um site da Internet para conversar
e comparar experiências com toda privacidade. O
plansponsorexchange.com estará aberto a todos os patrocinadores.
Consultores e administradores de recursos podem pagar para ter um link
no site, mas apenas os patrocinadores de planos terão acesso ao fórum
de discussão privativo.
Embora ainda não existam estatísticas exatas sobre o uso de Internet por
parte dos executivos de fundos de pensão, o criador do site aposta no
crescimento desse negócio. Alguns executivos escutados pela reportagem
da Pension & Investments dizem que já são devotos da rede
eletrônica. “Todos do nosso staff têm acesso e nós usamos a Internet
para quase tudo”, afirma o diretor do fundo de pensão de US$ 22 bilhões
da montadora Chrysler, Mark Schmid. “Nós usamos a Web para todo o
tipo de pesquisa, checar fundos mútuos, companhias de investimento e
pessoas… E pensamos sempre em mais maneiras de usá-la”.
O site foi criado por Colin Wahl, ex-executivo de marketing da SEI
Investments. No ano passado, ele criou a Plan Sponsor Exchange, que
tem uma participação minoritária da Internet Capital Group. Além de
Wahl, que é o chefe de operações, a empresa conta, ainda, com Steve
Darby, ex-marketeiro da Pilgrim Baxter & Associates, como vice-presidente
senior de desenvolvimento de produtos, e com Frank Minard, ex-líder de
marketing global da Morgan Stanley Dean Witter Investment
Management, como presidente e responsável pelo marketing.
“Durante anos participando de conferências, você percebe que os
executivos de fundos de pensão ficam conversando, nos cantos, sobre
alocação de ativos e outras coisas”, diz Wahl. “Quando eles perdem uma
conferência, essa velha e boa conversa morre. Eu vejo nisso uma forma
perfeita de que esse tipo de intercâmbio continue”.
Segundo o diretor de investimentos do fundo do Vassar College, que tem
US$ 570 milhões de patrimônio, “exceto nas conferências e em algumas
relações pessoais desenvolvidas ao longo dos anos, não é fácil de fazer
isso. A Internet está crescendo no meu cotidiano. Eu procuro idéias,
encontro dados e coisas que poderiam ser úteis”, diz.
Primeiro cliente – A Plan Sponsor Exchange já conseguiu o seu primeiro
cliente-pagante, a INVESCO, que terá um link no site para promover
conferências com especialistas via Internet. O site tem quatro áreas:
relatórios em tempo real; fórum de discussões; painel de especialistas e
links com pesquisas.
Para se ter uma idéia do funcionamento do site, um bom exemplo é a
área de relatórios em tempo real, que funciona da seguinte maneira: um
executivo de fundo de pensão faz uma pergunta no site para outros, por
exemplo, numa discussão sobre classes de ativos e em qual delas
aumentar a exposição. Outro responde utilizando um formulário em forma
de relatório, e essas respostas são tabuladas em tempo real. O acesso à
resposta é confidencial.
O fórum de discussões é mais aberto: um executivo pode lançar uma
pergunta, e permanecer anônimo, e os outros respondem. O painel de
especialistas inclui nomes de executivos de fundos de pensão,
administradores de recursos e consultores. O usuário clica em cima do
nome e faz uma pergunta. A resposta tem que ser enviada em no
máximo três dias, caso contrário o especialista é retirado da listagem. E
os links para pesquisas conectam o usuário a sites de empresas como
Frank Russell, Tacoma, ou Callan Associates.