Edição 54
Fundação da General Motors substitui o IGPM na correção das cotas do
serviço passado por índice de rentabilidade dos investimentos
A Previ GM, fundação dos funcionários da General Motors, está mudando a
forma de correção das cotas de seu plano de contribuição definida. A parte
das contribuições da patrocinadora, referente ao serviço passado dos
funcionários, que estava sendo corrigida pelo IGPM passará a ser
reajustada pela rentabilidade do fundo de pensão. “Decidimos mudar o
índice de reajuste das cotas devido à superioridade dos resultados dos
investimentos em relação à inflação verificada nos últimos anos”, diz João
Rosa de Moraes Jr, gerente de remuneração da GM.
Nos últimos três anos a média de variação da inflação foi de 6,7% ,
enquanto o desempenho dos investimentos da Previ GM atingiram 20%.
Por isso, a mudança do índice de reajuste está sendo considerada pela
empresa como uma melhoria no plano de benefícios. “O participante será
beneficiado com a alteração porque a performance do fundo sempre tende
a superar a inflação”, afirma Moraes.
Ele explica que a reserva destinada à cobertura do tempo de serviço
anterior à implantação do plano complementar estava ficando defasada
em relação ao restante dos recursos da cota. Isso ocorre por que as
reservas constituídas pelas contribuições normais da empresa e do
participante, referentes ao tempo de serviço efetuado após a criação do
fundo de pensão em 1990, já são reajustadas pelo desempenho dos
investimentos da fundação – que vem sendo superior à inflação. Se o
sistema de correção não fosse modificado, o benefício futuro ficaria menor
que o projetado pelo plano.
A vantagem para a patrocinadora é a eliminação do risco financeiro do
plano de benefícios. Ao mudar a forma de reajuste, mesmo que o
desempenho do fundo fique abaixo da inflação, não existe a
obrigatoriedade de garantir uma correção mínima. Porém, o gerente de
remuneração da GM afirma que a eliminação do risco não foi o fator
determinante que levou a fundação a mudar o índice.
A Secretaria de Previdência Complementar autorizou a mudança no plano
da Previ GM em janeiro último. A fundação está realizando uma campanha
para divulgação da mudança aos participantes no início deste mês de
abril. “Apesar da mudança não depender da aprovação dos participantes,
decidimos comunicar a melhoria do plano através de uma campanha”,
conta Moraes.
A William M. Mercer foi contratada para auxiliar neste processo de
comunicação, que começa com o esclarecimento dos multiplicadores
(funcionários que têm a tarefa de transmitir a novidade aos demais
empregados). Além disso, foi elaborado um materal impresso que está
sendo enviado para todos os participantes da fundação, mostrando as
vantagens da mudança.