Edição 225
A Fundação Cesp está dando um foco especial para educação financeira e previdenciária e preparação para a aposentadoria como forma de atrair participantes e aumentar a contribuição voluntária. Iniciado no fim de outubro, o programa pretende chegar a atingir 25% dos participantes ativos, cujo total está em torno de 35 mil pessoas, neste ano.
De acordo com a gerente executiva de comunicação institucional da entidade, Márcia Locacevic, uma das métrica para avaliar o sucesso do programa será o aumento das contribuições voluntárias. “Esse é um dos parâmetros sugeridos pela Previc [Superintendência Nacional de Previdência Complementar] que pretendemos adotar”, afirma. Outro ponto importante será aumentar a adesão ao plano, que conta atualmente com aproximadamente 80% dos trabalhadores da patrocinadora. “O programa tem data para começar mas não tem para acabar”, avisa.
Além disso, também haverá um foco nos trabalhadores de empresas coligadas que estão prestes a se aposentar. Segundo a gerente executiva, cerca de 40% das 17 mil pessoas que trabalham nas coligadas podem se aposentar nos próximos cinco anos. “Para aqueles funcionários que ainda têm um tempo substancial, estamos incentivando olhar para a previdência complementar como uma forma de poupança para esse período. Em relação aos que estão mais próximos da aposentadoria, pretendemos ajudar a tomar ou não essa decisão”, explica.
Márcia conta que o programa começou de forma básica, buscando sensibilizar os participantes por meio de palestras. “Gradativamente, evoluímos. Hoje em dia, já há cursos e possibilidade de atendimento individual com um consultor financeiro ou previdenciário”, esclarece. O foco principal em 2011 será trabalhar nas sedes das empresas patrocinadoras, para depois espalhar o programa entre as filiais.