Edição 221
Foi melhor do que se esperava para a chapa “Integração” que vai para a reeleição na Abrapp – Associação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Depois do antecedente do conturbado processo eleitoral de 2008, com desentendimentos entre situação e oposição com direito a impugnações e ações na Justiça, era difícil imaginar que a escolha da nova diretoria da entidade, com votação prevista para 14 e 15 de dezembro, poderia desembocar em um amplo consenso em torno ao grupo do atual presidente José de Souza Mendonça. O principal avanço do processo atual é contar com a incorporação dos três maiores fundos de pensão do país, a Previ, a Petros e a Funcef como prováveis ocupantes de vagas no conselho deliberativo, o que não ocorre no mandato atual.
“Os fundos de pensão que foram oposição do processo eleitoral anterior, agora são candidatos ao conselho deliberativo junto conosco nesta eleição.
Essa aglutinação revela harmonia em torno à direção atual da entidade entre as diversas forças do sistema complementar”, afirma Mendonça, candidato à reeleição na presidência da Abrapp. Ele explica que o fato mais marcante foi a construção de um consenso com os três maiores fundos de pensão de estatais, que juntos respondem por mais de um terço do patrimônio do sistema. “Um fundo como a Previ do Banco do Brasil, o maior do país, não poderia ficar sem representação no próximo mandato”, exemplifica. Isso ocorreu com essas fundações no mandato atual, pois como concorriam a cargos executivos em outra chapa em 2008, liderada por Jarbas Antônio Biagi, não puderam assumir nenhum posto no conselho da Abrapp.
Outro aspecto que demonstra o consenso obtido pela chapa “Integração” é a aproximação do antigo opositor. Prova disso, é que o fundo de pensão do qual Jarbas Biagi faz parte, o Banesprev, também está inscrito para a eleição para uma vaga no conselho. “Acho que a formação de uma chapa unificada é o resultado de um processo de reaproximação que fizemos desde o início de nosso mandato em 2008, com o objetivo de acabar com o disenso entre as principais lideranças do sistema”, explica Mendonça. O dirigente diz que logo que depois de sua eleição a pouco mais de dois anos atrás, uma das primeiras atitudes foi abrir o diálogo com a oposição.
“Procurei todos eles e insisti que o trabalho na Abrapp deveria deixar de lado os aspectos eleitorais, pautando-se por uma direção mais técnica”, diz.
Mesmos nomes – Mais um fator de consenso no processo eleitoral da Abrapp, foi a manutenção da maioria dos nomes da diretoria atual, inclusive do vice-presidente, José Ribeiro Pena Neto. Para as diretorias regionais, houve mudança apenas no nordeste, com a entrada de Jussara Salustino no lugar de Ednaldo Moitinho, que não podia ir para o terceiro mandato, e em Minas Gerais (Leste), que o atual Roberto Perecini, preferiu ficar como suplente, abrindo espaço para Marcelo Calonge. “Nossa linha foi a da reeleição, mantendo todos que podiam e que queriam se recandidatar”, explica .
Para o próximo mandato, Mendonça destaca como prioridades o fomento ao crescimento do sistema, sobretudo, com o objetivo de incentivar a criação de novos fundos de pensão, além do avanço na qualificação dos gestores das fundações. “Estamos vivendo um momento de grande desenvolvimento econômico para o país e agora temos que refletir isso no aumento do número de fundos de pensão e participantes ativos”, diz. Ele defende uma desoneração das patrocinadoras e fundos de pensão dos altos custos administrativos, porém mantendo uma fiscalização saudável ao sistema. “Nossa legislação é saudável, pois é pouco permissiva na parte da gestão dos investimentos, mas mesmo assim, deveríamos buscar alternativas para aprimorar os instrumentos de governança com redução dos custos administrativos”, defende.
Chapa Integração Presidente: José de Souza Mendonça – Indusprevi Vice-Presidente: José Ribeiro Pena Neto – Forluz
Diretor regional Nordeste Jussara Carvalho Salustino – Ecos José Tarcísio Bezerra – Faelce
Diretor regional Centro-Norte Dilson Joaquim de Morais – Fundiágua Roberto Teixeira de Carvalho – Fipecq
Diretor regional Leste Marcelo Calonge – Mendesprev Maria do Carmo Porto Oliveira – Previminas
Diretor regional Sudeste Milton Luis de Araújo Leobons – Prece Ricardo José Machado Esch – CBS
Diretor regional Sudoeste Álvaro Camassarí Gonzaga – Cargillprev Antônio Massinelli – Fundação Itaúsa
Diretor regional Sul Emílio Keidann Jr – Fundação Banrisul José Manoel Oliveira – Fusesc